Trajetória de sucesso: Cafesul celebra 25 anos de atuação no ES
Ao todo, o evento reuniu cerca de 400 pessoas, dentre elas cooperados, colaboradores, representantes de entidades e lideranças cooperativistas.
por Assessoria de Comunicação OCB/ES
em 29/11/2023 às 14h27
2 min de leitura
Fundada em 1988 no município de Muqui, a Cooperativa dos Cafeicultores do Sul do Estado do Espírito Santo (Cafesul) completou 25 anos de atuação no último sábado (25). A data foi celebrada em uma cerimônia promovida pela cooperativa, na sua sede.
Na ocasião, o Sistema OCB/ES foi representado pelo Pedro Scarpi Melhorim, presidente da organização; Carlos André Santos de Oliveira, diretor-executivo; e Valdemar Fonseca, gerente de Desenvolvimento Cooperativista.
Ao todo, o evento reuniu cerca de 400 pessoas, dentre elas cooperados, colaboradores, representantes de entidades e lideranças cooperativistas.
O presidente da cooperativa, Renato Theodoro, se emocionou ao relatar as inúmeras conquistas presentes na trajetória da cooperativa. Reconhecida pela produção de café de qualidade e investimentos em sustentabilidade ambiental, social e econômica, a Cafesul vem contribuindo cada vez mais com a geração de emprego, renda e bem-estar para famílias agricultoras capixabas.
Em 2008, após anos de dedicação e persistência, a Cafesul conquistou a tão idealizada certificação internacional Fairtrade. A partir desse momento, a coop conseguiu padronizar a qualidade de toda a sua cadeia de produção, se tornando referência no mercado de café conilon.
Mais Conexão Safra
Um dos momentos mais marcantes para a cooperativa também ocorreu em 2014, quando foi fundado o Póde Mulheres, grupo formado exclusivamente por produtoras de café e cooperadas da cooperativa. Atualmente o projeto é considerado um exemplo nacional de protagonismo feminino.
Pedro Scarpi Melhorim frisou a importância do trabalho que a cooperativa vem realizando nas últimas décadas. “O Sistema OCB/ES existe para apoiar o cooperativismo no Espírito Santo. Estamos aqui para trabalhar juntos em prol da formação, desenvolvimento, crescimento e defesa do nosso modelo de negócio no estado. Por isso, é uma satisfação enorme ver uma cooperativa se desenvolvendo como a Cafesul. Vida longa à coop”, comemorou.
Nessa mesma perspectiva, o diretor-executivo Carlos André comemorou a trajetória da cooperativa e agradeceu as instituições que compareceram à solenidade. “É uma alegria estarmos aqui celebrando os 25 anos da Cafesul. Em especial, agradeço a presença do Sebrae, Sicoob, Cresol e Governo do Estado do Espírito Santo neste evento. Vocês são grandes parceiros dos projetos cooperativistas”, completou.
Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!