Sistema OCB/ES apresenta o cooperativismo em evento do Conab em Vitória

Participação do Sistema OCB/ES no evento da Conab representado pelo analista de Monitoramento Creiciano Paiva
(Foto: *Divulgação)


Os pequenos produtores do Espírito Santo tiveram a oportunidade de ampliar os canais de comercialização de seus cultivos durante o evento realizado nos dias 5 e 6 de março, no Hotel Senac Ilha do Boi, em Vitória.

Organizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em parceria com a Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAF/Mapa), o encontro teve como objetivo criar um espaço para garantir a oportunidade de negócios, no qual fornecedores e compradores puderam trocar informações e fechar acordos, além de ampliar o acesso dos agricultores familiares nos mercados públicos e privados na busca de mais abertura à comercialização de seus produtos, com preços justos e remuneratórios.

Para falar sobre o cooperativismo agropecuário capixaba, o analista de Monitoramento Creiciano Paiva ministrou uma palestra com foco em gestão de cooperativas.
As cooperativas também tiveram a oportunidade de apresentar seus produtos para outras cooperativas e redes de supermercados presentes.

Durante o evento, foram distribuídos materiais sobre o Compras Públicas na Agricultura Familiar. A cartilha explica como uma cooperativa da agricultura familiar pode participar dos editais de compra de alimentos do governo, considerado o maior consumidor do país, quais os documentos necessários, quais os programas e modalidades voltadas às cooperativas, entre outras informações. Com foco nos programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e Alimentação Escolar (PNAE), o material traz ainda dicas para evitar os erros mais comuns ao participar dos editais.