pube
Cooperativismo

Silvicultura é fonte de renda para famílias quilombolas de São Mateus

por P6

em 23/05/2023 às 6h00

2 min de leitura

Silvicultura é fonte de renda para famílias quilombolas de São Mateus

Foto: divulgação

O trato com as florestas de eucalipto está transformando a vida de dezenas de famílias da Comunidade Quilombola de Córrego de São Domingos, localizada às margens da Rodovia BR 101, na zona rural de São Mateus, Norte do Estado. Uma parceria com a Suzano, empresa que tem operações florestais e ações voltadas à sustentabilidade na região, tem possibilitado aos moradores do local a prestação de serviços na área da silvicultura.

A parceria começou em 2014, quando a comunidade constituiu uma cooperativa que possibilitasse a prestação de serviços nas florestas implantadas pela empresa, com contratação direta. A Cooperativa dos Trabalhadores Rurais e Agricultores da Comunidade Quilombola do Córrego de São Domingos (CTRA) iniciou com 22 cooperados na prestação de quatro modalidades de serviços na silvicultura.

pube

Hoje, além destes cooperados, contam com apoio de 40 colaboradores contratados pela CTRA em regime de CLT (Consolidação das Leis de Trabalho), atendendo a mais de cinquenta modalidades de trabalho.  Segundo a Suzano, no Brasil, esta é a primeira cooperativa de comunidade tradicional quilombola a prestar serviço para uma grande empresa.

Um dos cooperados, o senhor Valdete Jerônimo, lembra que a cooperativa começou em um imóvel pequeno, que servia de sede, e um automóvel para apoio, e hoje já conquistou uma sede maior, que atende todas as necessidades da cooperativa e serve de apoio para a comunidade, além de ônibus, tratores e outros veículos.

Realizamos todo o tipo de serviço contratado pela Suzano, desde o plantio, roçada, instalação de cercas, combate a formigas manual e mecanizado, dentre outras atividades da silvicultura. A gente gera emprego dentro da nossa comunidade quilombola e comunidades circunvizinhas“, explica Valdete Jerônimo, acrescentando que a CTRA atende, em média, uma área de 1.200 hectares por mês.

Hoje a cooperativa conta com dois ônibus, dois tratores, dois utilitários vans, e um veículo de pequeno porte, adquiridos com recursos próprios ou através de captação de recursos não reembolsáveis. Conta também com automóveis locados para atenderem as necessidades no dia a dia.

O sucesso da cooperativa foi alcançado pelo apoio da comunidade e parcerias firmadas com a Suzano, Organização das Cooperativas do Brasil (OCBES) Senar, Governo do Estado do Espírito Santo, e diversos outros órgãos e instituições.

 

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!