pube
Cooperativismo

Ricardo Ferraço participa da assembleia da Cooabriel

por Governo do Espírito Santo

em 27/03/2025 às 5h00

3 min de leitura

Ricardo Ferraço participa da assembleia da Cooabriel

Foto: Giovani Pagotto/Governo-ES

O governador do Estado em exercício, Ricardo Ferraço, participou, na manhã desta sexta-feira (21), da assembleia geral ordinária da Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel), sediada no município de São Gabriel da Palha. Ferraço abordou sobre as impressões obtidas durante a recente missão técnica ao Vietnã, além da importância do setor para a economia capixaba.

“Estive no Vietnã em uma missão, juntamente com comerciantes e produtores rurais, para conhecer o sistema de produção, pois eles são os maiores produtores do mundo. Se o Espírito Santo fosse um país só perderíamos para o Vietnã. Mas, depois de tudo que vi, tenho a confiança em dizer que nós estamos no caminho certo e muito à frente. Estamos em um grau de evolução maravilhoso” disse Ferraço.

pube

Durante a missão “Vietnã Coffee Experience”, a comitiva capixaba conheceu a produção, estoque e logística do maior produtor de canéfora do mundo. Juntos, Brasil e Vietnã respondem por quase 70% da produção global de canéfora, que inclui o Conilon, em que o Espírito Santo responde por 75% da produção nacional. No início do ano, o embaixador do país asiático no Brasil fez uma visita ao Palácio Anchieta para estreitar relações diplomáticas, comerciais e culturais entre o Vietnã e o Estado.

“A diferença é que o Vietnã tem 600 mil produtores, enquanto nós temos aproximadamente 10% disso. Só que nossas lavouras são mais produtivas e com muito mais qualidade. Lá, a terra pertence ao governo, não tem propriedade privada, ou seja, é programa de renda mínima, pois as propriedades são em média de um hectare e não têm previsão de crescimento. Assim, o trabalho do Governo do Estado, do Incaper [Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural], da Cooabriel e demais cooperativas faz com que o Café Conilon capixaba seja imbatível”, pontuou o governador em exercício.

Ainda durante o evento, Ferraço enfatizou a importância da cafeicultura para a economia capixaba.  “Temos a maior cooperativa de Café Conilon do Brasil ajudando nossos produtores e que foi recentemente premiada pelas suas boas práticas de gestão e governança. Sei que não é fácil obter esse reconhecimento e demonstra também a forma que tratam os associados. Ver uma assembleia com esta é um grande aprendizado, principalmente pela transparência e a defesa dos interessados dos cooperados. No ano passado, a Cooabriel gerou mais de R$ 100 milhões em ICMS, recursos esses que podemos desenvolver várias políticas públicos”, observou.

O governador em exercício anunciou que será lançada na próxima semana a Operação Colheita 2025. O objetivo é aumentar a segurança para o trabalhador do campo capixaba, prevenindo crimes nas regiões produtoras e com grande circulação de pessoas e mercadorias. “É uma política pública importante na área da Segurança Pública, onde iremos reforçar o efetivo e as patrulhas rurais. É uma resposta clara a quem está pensando em cometer crime nessa região, principalmente com o preço que está a saca de café. Vamos dar todo o suporte que nossos produtores merecem neste momento da colheita do café”, afirmou.

Também estiveram presentes, o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello; a deputada estadual Raquel Lessa; os secretários de Estado, Enio Bergoli (Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca) e Guerino Balestrassi (Recuperação do Rio Doce); além do prefeito de São Gabriel da Palha, Tiago Rocha.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!

Privacidade

Utilizamos cookies para personalizar conteúdos durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta e utilização dos dados. Políticas de privacidade