pube
Cooperativismo

Pedagogas conhecem unidades produtivas de ovos

por Redação Conexão Safra

em 31/03/2016 às 0h00

3 min de leitura

pube
No dia 29/03, a AVES promoveu uma visita técnica a empresa Kerovos de Santa Maria de Jetibá, onde pedagogas do município tiveram a oportunidade de conhecer de perto toda a estrutura de uma granja de Postura Comercial. Elas também foram até a Coopeavi onde visitaram o entreposto de ovos, indústria de pasteurização, Instituto Coopeavi, além de um pequeno produtor associado à cooperativa.


A iniciativa teve como objetivo permitir que as pedagogas tivessem acesso a todo o processo que envolve a produção dos ovos, desde a granja, passando pela indústria e posteriormente sendo encaminhado ao consumidor final. Outro grupo também terá a oportunidade de conhecer o sistema produtivo no dia 04/04/16.
Segundo o Diretor Executivo da AVES, Nélio Hand, a visita esta atrelada ao projeto pedagógico “Avicultura de Postura Comercial: Valorizando a identidade socieconômica de Santa Maria de Jetibá ” que será desenvolvido juntamente com as pedagogas nas escolas do município.

“O projeto servirá como ferramenta para disseminar o conhecimento sobre a avicultura de postura comercial nas escolas, destacando aspectos de
sanidade, meio ambiente e bem estar das aves, nutrição do alimento ovo, dando ênfase as suas vantagens nutricionais e esclarecendo mitos a respeito da proteína. Também será abordada a importância econômica da atividade para o município, bem como todos os outros setores que são beneficiados direta e indiretamente pela atividade ”, destaca Hand.

Hand ainda afirma que mesmo Santa Maria de Jetibá sendo o segundo maior Município produtor de ovos do país, verifica-se que
muitos munícipes desconhecem a relevância da atividade. “”Tenho certeza de que muitos não tem a real consciência do que representa o setor avícola, tanto para o município quanto para o ES””, observa.

No dia 05/04 será realizado um workshop destinado aos pedagogos, professores, coordenadores e diretores das escolas de Santa Maria de Jetibá, onde será apresentada a proposta do projeto pedagógico, pelas pedagogas da AVES, Maria Arlete Novaes Moraes e Jomaira Ramos de Freitas Mariano, bem como seus objetivos, cronograma, regulamento e premiação. As participantes também acompanharão as palestras: “Produção e Industrialização da Postura Comercial ” ministrada pelo médico veterinário da Coopeavi, Tarcísio Simões Agostinho, “Importância Socioeconômica da Avicultura em Santa Maria de Jetibá ” ministrada pelo Diretor Executivo da AVES, Nélio Hand e “Alimento Ovo e sua importância para a saúde ” ministrada pela nutricionista do Instituto Ovos Brasil, Lúcia Endriukaite.

Para a pedagoga da Secretaria de Educação do município de Santa Maria de Jetibá, Marlene Fardin, a iniciativa do projeto é excelente principalmente se levarmos em conta a grande participação da avicultura de postura na economia do município. “Durante a visita pudemos conhecer de perto a estrutura de uma indústria de ovos, bem como todo o processo industrialização da proteína, o que para mim foi algo inédito. Através do projeto teremos amplas possibilidades de trabalhar conteúdos variados para os alunos em sala de aula ”, finalizou.

Fonte: Coopeavi

pube