pube
Cooperativismo

OCB/ES completa 49 anos de atuação a serviço do cooperativismo capixaba

Desde o surgimento das primeiras cooperativas no Espírito Santo até hoje, a OCB/ES testemunhou transformações que marcaram a história do movimento no Estado

por Assessoria de Comunicação OCB/ES

em 06/09/2021 às 10h57

3 min de leitura

Entidade que representa e atua na defesa do cooperativismo capixaba, a OCB/ES – Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Espírito Santo, completou 49 anos no último sábado (4). Criada em 1972, a instituição tem como propósito dar assistência técnica às cooperativas do estado, estabelecer parcerias com instituições e autoridades e realizar a divulgação do movimento cooperativista.

Desde o surgimento das primeiras cooperativas no Espírito Santo até hoje, a OCB/ES testemunhou transformações que marcaram a história do cooperativismo capixaba, como a consolidação do movimento nas áreas rurais do estado e a diversificação de produtos e serviços oferecidos pelos empreendimentos cooperativistas.

O compromisso com os anseios e necessidades das cooperativas, assim como sua postura ética e a resiliência, são marcas que caracterizam a história da OCB/ES e que prevalecem até hoje. É o que afirma o presidente do Sistema OCB/ES, Pedro Scarpi Melhorim.

“Fortalecer e dar visibilidade ao trabalho realizado pelas cooperativas do Espírito Santo sempre foi a nossa premissa. Temos muito orgulho em pensar o quanto a OCB/ES já se movimentou em prol do movimento cooperativista no nosso estado e, apesar dos diversos desafios encontrados no caminho, nunca desistimos. A perseverança e a cooperação são características que definem bem a trajetória da nossa organização”, destacou.

pube

O superintendente do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, entende que as conquistas da OCB/ES sempre estiveram atreladas às realizações das cooperativas capixabas. Na avaliação da liderança, esse vínculo favoreceu o desenvolvimento de ambos.

“Não há como dissociar a história do cooperativismo capixaba da história da OCB/ES. Ambas se entrelaçaram criando uma relação próxima e duradoura que gerou muitos benefícios para o nosso modelo de negócio no Espírito Santo. Assim como as nossas cooperativas encontraram apoio para executarem seus projetos em nossa organização, elas nos instigaram a vislumbrar oportunidades para o crescimento do movimento cooperativista”, disse.

*Foto: AssCom OCB/ES

Reforçando os vínculos com as cooperativas

O caráter inovador e a preocupação em estar perto das cooperativas – características que fazem parte desses 49 anos de história da OCB/ES – ganharam ainda mais destaque nos últimos anos. Com o advento da pandemia, o Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Espírito Santo buscou novas formas de se fazer presente, mesmo a distância.

Para estreitar ainda mais a relação com as coops diante do advento da pandemia, foi criada, em 2020, uma série de encontros virtuais com os diferentes setores que compõem o cooperativismo capixaba. A iniciativa foi uma necessidade vislumbrada e sugerida pela Diretoria Executiva da organização, intitulada Reuniões Setoriais.

Com isso, os participantes puderam conhecer ações e serviços disponibilizados pela organização, debater estratégias, realizar avaliações de satisfação e sugerir focos de atuação que possam vir a fortalecer o movimento cooperativista. E neles, foi possível obter um retorno do trabalho que é desenvolvido.

Em todos os encontros, lideranças cooperativistas, dirigentes, gestores e conselheiros aproveitaram a oportunidade para elogiar a atuação da entidade representativa, reconhecendo os esforços empenhados para amparar as cooperativas e a sua participação protagonista para fazer com que esse modelo de negócio se tornasse o que ele é hoje no Espírito Santo: conhecido, reconhecido e valorizado pelos capixabas.

 

pube