pube
Cooperativismo

Nova fábrica da Selita é inaugurada em Cachoeiro de Itapemirim

por Fernanda Zandonadi

em 02/10/2021 às 14h45

3 min de leitura

Nova fábrica da Selita é inaugurada em Cachoeiro de Itapemirim

Foto: Hélio Filho/Secom

A Selita inaugurou, neste sábado (2), seu novo parque industrial em Cachoeiro de Itapemirim. O empreendimento permitirá à empresa dobrar sua capacidade de produção. O presidente da cooperativa de laticínios, Leonardo Monteiro, fala que o projeto só foi possível graças ao trabalho de todos os cooperados, que acreditaram na proposta. “É uma conquista de um de nossos cooperados que acreditou na viabilidade desse investimento. É um projeto feito a várias mãos, principalmente com o trabalho no campo”, afirma.

Monteiro disse ainda que agora é o momento de fazer a nova planta industrial girar. “Em dezembro traremos o queijo e, com a redução dos custos, poderemos pagar melhor pelo leite. O primeiro passo é inaugurar a obra e, logo depois, melhorar a assistência técnica do homem no campo”.

pube

Já o governador Renato Casagrande reiterou a importância da Selita para o Sul do Espírito Santo e parabenizou o trabalho da cooperativa. “Esse ato é uma manifestação de fé da Selita no Sul do Espírito Santo. E nós estamos manifestando nossa confiança e orgulho na Selita. São 140 milhões de reais de investimentos no Sul do nosso Estado. E o Sul é uma região que demanda muita necessidade de investimento. Cerca de 85% dos cooperados da Selita são pequenos produtores e, quando se tem uma cooperativa forte, que gera renda, emprego e riqueza aqui no Estado, ela faz com que essa riqueza permaneça em solo capixaba. A produção local tem que ser incentivada permanentemente”, disse.

O presidente do Sicoob Sul, Rubens Moreira, enfatizou a importância da chamada intercooperação, que é a união de cooperativas. O Sicoob Sul é um dos parceiros no empreendimento. “A intercooperação é importantíssima. A ideia é de unirmos as cooperativas do Sul do Espírito Santo em um só negócio. Estamos dispostos a conversar com todas elas para fazermos isso juntos. E, assim, vamos agregar valor aos produtos, o que gera emprego e renda para toda comunidade”.

O superintendente do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira se mostrou orgulhoso do trabalho em equipe. “Hoje é um dia de festa, um dia histórico para o cooperativismo capixaba. A Selita nos presenteia aos cooperados e comunidade, com essa indústria, a maior e mais moderna do Espírito Santo”.

O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho, salientou a importância do empreendimento num momento de tantos desafios. “A Selita é esse empreendimento por conta do trabalho de todos os cooperados. É um momento muito gratificante pois estamos passando por momentos desafiadores na economia, pandemia e crise hídrica. E estamos preparados para tudo isso”.

 

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!