Importância da intercooperação é destaque na reunião setorial com as cooperativas da Agricultura Familiar

O Sistema OCB/ES realizou, na manhã desta terça-feira (6/10), a segunda reunião setorial do terceiro ciclo de encontros. Dessa vez, participaram representantes das cooperativas capixabas que atuam no segmento Agricultura Familiar, do ramo Agropecuário. Entre os diversos temas abordados pelos participantes, a intercooperação ganhou destaque, sendo apontada como fator essencial para o fortalecimento do modelo […]

O Sistema OCB/ES realizou, na manhã desta terça-feira (6/10), a segunda reunião setorial do terceiro ciclo de encontros. Dessa vez, participaram representantes das cooperativas capixabas que atuam no segmento Agricultura Familiar, do ramo Agropecuário. Entre os diversos temas abordados pelos participantes, a intercooperação ganhou destaque, sendo apontada como fator essencial para o fortalecimento do modelo de negócios cooperativista.

As reuniões têm o objetivo de estreitar o relacionamento com as cooperativas e divulgar os resultados alcançados, as ações desenvolvidas e os serviços disponibilizados pelo Sistema OCB/ES, além de promover um intercâmbio entre os participantes. Elas se configuram como um espaço de apresentação de sugestões, discussão de estratégias e fortalecimento do sistema cooperativista.

Além da equipe de trabalho do Sistema OCB/ES, participaram do encontro representantes e dirigentes da Cooperativa de Empreendedores Rurais de Domingos Martins (Coopram), da Cooperativa dos Alunos do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus de Alegre (Coopa-Ifes), da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Colatina (CAF Colatina), da Cooperativa dos Agricultores Familiares Sul Litorânea do Estado do Espírito Santo (CAF Sul), da Cooperativa dos Agricultores Familiares da Região Serrana do Espírito Santo (CAF Serrana), da Cooperativa Agroindustrial de Garrafão (Cooperfruit), da Cooperativa dos Produtores de Borracha do Espírito Santo (Coopbores), da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), da OCB Nacional, e da Cooperativa Plural, que atua com extensão rural nas cooperativas da Agricultura Familiar.

Durante a
abertura do encontro virtual, o presidente do Sistema OCB/ES, Dr. Pedro Scarpi Melhorim, falou sobre o papel desenvolvido pela instituição no suporte às cooperativas e sobre a necessidade de promover uma aproximação cada vez maior entre os envolvidos no modelo de negócios cooperativista. “Toda a nossa equipe está muito empenhada em resolver as demandas e apoiar nossas cooperativas. Sabemos que é nessa união e compartilhamento que conseguimos elevar o cooperativismo e mostrar para a sociedade o quão importante é esse movimento ”, disse.

Na sequência, os participantes puderam conhecer uma série de serviços e ações que são desenvolvidas pelo Sistema OCB/ES com foco no fortalecimento do cooperativismo capixaba. Também ganharam destaque os resultados alcançados na capacitação de cooperados, colaboradores e gestores por meio do Sescoop, as principais conquistas obtidas nos últimos meses em nível estadual e nacional, e as plataformas disponíveis pelo Sistema OCB, como o
CooperaBrasil, o
CapacitaCoop, o
InovaCoop
e o
Sou.Coop, além das fases, procedimentos e importância do
Programa de Certificação de Regularidade Técnica
para as cooperativas capixabas.

O analista técnico e econômico da OCB Nacional, João Prieto, fez um panorama das demandas atualmente existentes para o segmento e apontou algumas conquistas obtidas recentemente, destacando que o Unidade Nacional vem atuando na interlocução junto aos órgãos competentes. “Agradeço por esse convite. É fundamental que nós, da OCB, tenhamos essa percepção da nossa base, que possamos conhecer melhor os programas, projetos e processos adotados por nossas cooperativas. Isso nos dá subsídios para trabalhar e nos engaja mais, é uma injeção de ânimo ”, disse.

A reunião contou, ainda, com um espaço para a fala dos dirigentes das cooperativas, que destacaram o apoio recebido durante todo o período de pandemia provocado pelo novo coronavírus (Covid-19). Os representantes também destacaram a necessidade de ampliar as ações de intercooperação entre as cooperativas, indicando que esse princípio é fundamental para garantir o processo de crescimento e fortalecimento constante do cooperativismo.

O terceiro ciclo das reuniões setoriais foi iniciado na tarde da última segunda-feira (5)
com o segmento Leite. Os encontros seguem ao longo desta semana com os segmentos do Café, Agricultura familiar, Transporte, Crédito Mútuo e dos ramos Consumo, Trabalho, Produção de Bens e Serviços, Infraestrutura e Especialidades Médicas.

FONTE:
Sistema OCB/ES – Renan Chagas