Mais lidas 🔥

Tragédia de Mariana
Bananas cultivadas em área com rejeitos do Rio Doce podem oferecer risco a crianças, diz estudo

Regularização fundiária
Projeto visa a auxiliar agricultor familiar a regularizar terra

Incompatibilidade cavalo/copa
Produtores capixabas recorrem à subenxertia para salvar pomares de laranja

Comunidade, cultura e origens
Conexão Caparaó celebra famílias pioneiras com o tema "Nossas Origens"

Preservação
Governo do ES institui programa ‘Na Trilha das Meliponas’ para preservar abelhas nativas


O Sistema OCB/ES realizou, na manhã desta terça-feira (6/10), a segunda reunião setorial do terceiro ciclo de encontros. Dessa vez, participaram representantes das cooperativas capixabas que atuam no segmento Agricultura Familiar, do ramo Agropecuário. Entre os diversos temas abordados pelos participantes, a intercooperação ganhou destaque, sendo apontada como fator essencial para o fortalecimento do modelo de negócios cooperativista.
As reuniões têm o objetivo de estreitar o relacionamento com as cooperativas e divulgar os resultados alcançados, as ações desenvolvidas e os serviços disponibilizados pelo Sistema OCB/ES, além de promover um intercâmbio entre os participantes. Elas se configuram como um espaço de apresentação de sugestões, discussão de estratégias e fortalecimento do sistema cooperativista.
Além da equipe de trabalho do Sistema OCB/ES, participaram do encontro representantes e dirigentes da Cooperativa de Empreendedores Rurais de Domingos Martins (Coopram), da Cooperativa dos Alunos do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus de Alegre (Coopa-Ifes), da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Colatina (CAF Colatina), da Cooperativa dos Agricultores Familiares Sul Litorânea do Estado do Espírito Santo (CAF Sul), da Cooperativa dos Agricultores Familiares da Região Serrana do Espírito Santo (CAF Serrana), da Cooperativa Agroindustrial de Garrafão (Cooperfruit), da Cooperativa dos Produtores de Borracha do Espírito Santo (Coopbores), da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), da OCB Nacional, e da Cooperativa Plural, que atua com extensão rural nas cooperativas da Agricultura Familiar.
Na sequência, os participantes puderam conhecer uma série de serviços e ações que são desenvolvidas pelo Sistema OCB/ES com foco no fortalecimento do cooperativismo capixaba. Também ganharam destaque os resultados alcançados na capacitação de cooperados, colaboradores e gestores por meio do Sescoop, as principais conquistas obtidas nos últimos meses em nível estadual e nacional, e as plataformas disponíveis pelo Sistema OCB, como oCooperaBrasil, o CapacitaCoop, oInovaCoope oSou.Coop, além das fases, procedimentos e importância doPrograma de Certificação de Regularidade Técnicapara as cooperativas capixabas.
A reunião contou, ainda, com um espaço para a fala dos dirigentes das cooperativas, que destacaram o apoio recebido durante todo o período de pandemia provocado pelo novo coronavírus (Covid-19). Os representantes também destacaram a necessidade de ampliar as ações de intercooperação entre as cooperativas, indicando que esse princípio é fundamental para garantir o processo de crescimento e fortalecimento constante do cooperativismo.
FONTE:Sistema OCB/ES – Renan Chagas




