Cooperativismo

Cooperados da Cooabriel capacitam sobre Cafeicultura Sustentável

O curso contou com módulos de aprendizagem online, com facilitadores que atuam dentro da própria cooperativa

por Cooabriel

em 07/12/2023 às 12h28

3 min de leitura

Cooperados da Cooabriel capacitam sobre Cafeicultura Sustentável

Um evento presencial realizado no último dia 29, em São Gabriel da Palha, marcou a conclusão da aprendizagem. (*Fotos: Divulgação Cooabriel)

Buscando auxiliar os produtores rurais na adoção de melhores práticas em suas atividades produtivas, a Cooabriel lançou no mês de outubro, o primeiro curso do programa de formação para seus cooperados. Intitulado Cafeicultura Sustentável, o curso contou com módulos de aprendizagem online, com facilitadores que atuam dentro da própria cooperativa. Um evento presencial, realizado no último dia 29 de novembro, marcou a conclusão da aprendizagem.

De acordo com gerente corporativo contábil, financeiro e de cooperados, Samuel Lopes Fontes, a iniciativa teve como objetivos principais, promover e ampliar o conhecimento dos produtores rurais sobre temas fundamentais para a atividade cafeeira.

“Abordamos diversos aspectos sobre o dia a dia da cafeicultura, bem como aspectos relacionados à sustentabilidade e cooperativismo, como sendo a plataforma que conecta tudo isso. Quando formulamos a ideia, o propósito estava claro, que era levar informação, interação qualificada, cooperados com cooperados de diferentes regiões. Adotamos uma metodologia de “mão na massa” que consistiu em apresentar os conteúdos de forma aplicada para gerar maior atratividade e aplicabilidade na atividade dos produtores. A experiência foi exitosa, em especial pela dedicação dos facilitadores e pelo empenho dos cooperados em participar de toda a jornada”, analisa.

“Essa experiência fez com que meus conhecimentos fossem ampliados e pudesse identificar diversos pontos para melhorar minha rotina na propriedade”, avalia Silvio Adriani Baracioli, cooperado da Cooabriel e um dos 20 produtores a participar da primeira turma do programa de formação. Com propriedade em São Mateus, Baracioli está há poucos anos na atividade e considera que a aprendizagem é de grande valia.

“Foi possível aprender desde o planejamento inicial, passando pela gestão da empresa; entender um pouco o funcionamento do mercado do café, saber pontos relevantes sobre qualidade no pós-colheita, a importância da sustentabilidade na produção, passando pelo conhecimento sobre cooperativismo até chegar ao módulo presencial, com uma visita às instalações da cooperativa. Esse conjunto de informações e aprendizados tem um valor excepcional”, considera.

O presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, explica que o programa busca capacitar produtores para que possam adotar as melhores práticas na condução de suas atividades. “Somos uma instituição composta por pessoas e, como tal, temos uma missão, que é oferecer conhecimento e capacitação para nosso quadro social. Por isso, esse projeto torna-se tão importante”.

Forte investimento em capacitação para produtores cooperados

Além do programa de formação, a Cooabriel investiu em outras modalidades de capacitação para cooperados, abordando diferentes temáticas. As agendas ultrapassaram a expressiva marca de 13 mil horas, com destaque para os Dias de Campo, palestras técnicas, reuniões pós-safra, cursos sobre sucessão familiar e assuntos direcionados ao Núcleo Feminino da cooperativa.

Na percepção de Bastianello, o mercado tem mudado com muita velocidade e é preciso ter celeridade para que se consiga realizar a gestão do negócio rural com esse mesmo dinamismo. “A Cooabriel tem feito um trabalho muito forte no sentido de buscar novos mercados, mas sabemos que, para avançar, é preciso estar preparados para atender as tendências de consumo e as exigências que o mercado tem imposto”, finaliza.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!