pube
Cooperativismo

Cooperados da Cafesul são campeões no 7º Torneio do Melhor Café Fairtrade do Brasil

por Assessoria de Comunicação OCB/ES

em 08/10/2021 às 10h50

3 min de leitura

Mais uma vez, cooperados da Cooperativa dos Cafeicultores do Sul do Estado do Espírito Santo (Cafesul) se destacaram no 7º Torneio do Melhor Café Fairtrade do Brasil – Golden Cup. A cooperada Aliciana Helena Rosa de Castro ficou em primeiro lugar na categoria Canephora “Microlotes”. O cooperado Luiz Cláudio de Souza, que já ganhou diversos outros concursos locais e nacionais, ficou em segundo lugar na mesma categoria.

O café vencedor atingiu a pontuação de 84.68 e uma avaliação sensorial caracteriza por um sabor limpo, de alta em acidez, com corpo licoroso e alta doçura. Os aspectos frutado, frutas vermelhas e uva passas balanceado também foram notados no produto.

“A sensação é de reconhecimento de um trabalho realizado com muito amor e dedicação”, relata a campeã do torneio, que também já conquistou o segundo lugar no 5º Torneio do melhor café Fairtrade do Brasil – Golden Cup e a terceira colocação no 5° Concurso de Qualidade do Café do Café Conilon das Mulheres da Cafesul.

pube

“Esse prêmio representa a valorização do nosso trabalho. Com isso, o nosso café passa a ter valor e ganha reconhecimento no cenário nacional de café de qualidade”, acrescenta Aliciana de Castro.

A cooperada reconhece que o apoio da Cafesul contribuiu com a agregação de qualidade ao seu café. “A cooperativa é a nossa grande incentivadora. Ela nos dá suporte e oferece capacitações para que possamos trabalhar com grãos especiais”, conta.

O trabalho desenvolvido pelo grupo de mulheres da Cafesul, o Póde Mulheres, também impulsionou a produção de cafés especiais da cooperada Aliciana.  De acordo com a coordenadora do grupo, Natércia Bueno Vencioneck Rodrigues, profissionalizar a produção de cafés especiais das cooperadas da Cafesul é uma forma de apresentar novos horizontes de trabalho para elas. Rodrigues ainda enaltece a conquista da cooperada.

“O grupo busca e aponta oportunidades de   crescimento por meio de capacitações técnicas, socialização e divulgação do trabalho da mulher. Tentamos colocar um brilho nos olhos de cada uma. A Aliciana é um exemplo para nós, uma estrela que traz esse brilho de que tanto precisamos. Muitas mulheres se sentem representadas por sua vitória”, afirma.

TRAJETÓRIA DE SUCESSO

O cooperado da Cafesul Luiz Cláudio de Souza já foi campeão em concursos de café locais e nacionais. Além do recém conquistado segundo lugar no 7º Torneio do Melhor Café Fairtrade do Brasil – Golden Cup, o cafeicultor já foi vencedor do concurso Coffee of the Year de 2018, do 5º Torneio do melhor café Fairtrade do Brasil, na categoria Conilon, e de outros eventos.

As vitórias do cooperado em concursos de qualidade de café são fruto de uma busca contínua pela melhoria da sua produção conilon, processo fomentado pelo apoio técnico e estratégico da Cafesul.

“Há mais de 20 anos, a cooperativa faz um excelente trabalho de melhoria da qualidade do café com seus cooperados, dando apoio técnico e pagando um diferencial no preço para estimular a produção. Isso abre as portas do mercado de qualidade e facilita a participação em concursos” avalia Souza.

Estar novamente em um pódio do Torneio do Melhor Café Fairtrade do Brasil – Golden Cup é mais uma prova do esforço diário do cafeicultor e da eficiência do cooperativismo. “A vitória representa o coroamento de um trabalho em busca da qualidade. Só o cooperativismo nos proporciona alcançar resultado tão expressivo”, destaca.

pube