Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

A revista e portal Conexão Safra tem duas reportagens finalistas no 15° Prêmio de Jornalismo Cooperativista Capixaba. Na categoria radiojornalismo e podcast, a matéria “Sobre mutirões e união: a história do cooperativismo cafeeiro no ES” (clique aqui e confira), do jornalista Leandro Fidelis, e na categoria impresso, a matéria “Somos flecha, somos arco: o ‘escambo’ moderno que alavanca as cooperativas capixabas” (clique aqui e confira), da jornalista Fernanda Zandonadi.
No podcast, Leandro Fidelis mostra que os imigrantes italianos que chegaram ao Espírito Santo foram decisivos para o cooperativismo capixaba. Tendo como base um estudo do professor da Ufes Roberto Fassarella, que analisou o período de 1950 a 1970, o repórter buscou junto aos descendentes dos primeiros imigrantes as memórias de como um sistema de organização social e econômica baseado em mutirões e cooperação foram força motriz para o crescimento das cidades capixabas.
Já na matéria da repórter Fernanda Zandonadi, o foco foi a intercooperação e como as cooperativas estão trabalhando juntas para enfrentar um mercado cada dia mais competitivo. Além de ganhos logísticos, há ainda um aumento de produtividade entre os atores.
O prêmio é organizado desde 2007 pelo Sistema OCB/ES com o intuito de reconhecer a importância do jornalismo para a divulgação do cooperativismo no Espírito Santo. A iniciativa também busca promover a valorização dos profissionais da comunicação e da imprensa no estado.
Em homenagem aos 50 anos da organização que representa e defende as cooperativas no Espírito Santo, a OCB/ES, a 15ª edição do PJC gira em torno do tema “Cooperativismo, memória e histórias”. Vale lembrar que, respeitadas as regras do regulamento, a pauta jornalística foi de livre escolha dos participantes.
Esta edição conta com a correalização da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e patrocínio das cooperativas Coocafé, Cooabriel, Coopeavi, Serrana, Sicoob ES, Sicredi, Unicred Minas – Espírito Santo, Unimed Espírito Santo e Uniodonto Espírito Santo.





