Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Seis queijarias do Espírito Santo foram premiadas com 18 medalhas, entre ouro, prata e bronze, no concurso nacional Queijo Prêmio Brasil, realizado em Blumenau (SC). Dentre os destaques estão a Fazenda Carnielli, localizada em Venda Nova do Imigrante, a Queijaria Vila Veneto e a Queijaria Giacomin, ambas situadas na Rota do Queijo em João Neiva. Os empreendimentos capixabas conquistaram três medalhas de ouro, oito de prata e sete de bronze.
A participação no concurso não apenas reconheceu a qualidade dos produtos, mas também abriu oportunidades comerciais com empresas de outros Estados. A Queijaria Giacomin, que participou pela primeira vez, teve seus quatro queijos autorais premiados, proporcionando destaque ao trabalho único dos produtores capixabas.
A Queijaria Vila Veneto, em João Neiva, foi agraciada com a medalha de ouro para o queijo Asiago e a medalha de bronze para o queijo Original Otello. Do mesmo município, a Giacomin participou pela primeira vez e enviou quatro queijos autorais. Todos os quatro queijos foram premiados, com duas medalhas de prata e duas de bronze. Cada queijo possui características únicas, como o Monte Negro com sua capa preta de resina sintética e o Rota Colonial que utiliza uma película vermelha importada da Argentina para proteção durante a maturação.
A Fazenda Carnielli, em Venda Nova do Imigrante, obteve destaque com o Queijo Morbier, que ficou entre os melhores do Brasil, na série ouro. Esse queijo especial é produzido seguindo um método inspirado nos modelos franceses e possui uma linha de carvão vegetal comestível em seu interior. A fazenda também trabalha com outros tipos de queijo, incluindo o Parmesão Reserva Especial e o Resteya, uma receita italiana exclusiva.
O Prêmio Queijo Brasil funciona como vitrine de promoção para o reconhecimento da qualidade dos produtos feitos no território nacional. Este ano mais de mil queijos foram inscritos e 606 receberam medalhas, sendo 127 de ouro, 253 de prata e 226 de bronze.
As seis queijarias capixabas premiadas:
SANTA RITA, em Alegre
Medalhas conquistadas: três (3)
– Prata: Queijo Meia Cura Santa Rita e Boqueirão
– Bronze: Queijo Palomito
ARTELATTE, em Venda Nova do Imigrante
Medalhas conquistadas: cinco (5)
– Ouro: Queijo Duetto
– Prata: Queijos Capra, Santa Margherita e Granito
– Bronze: Queijo San Martin
CARNIELLI, em Venda Nova do Imigrante
Medalhas conquistadas: uma (1)
– Ouro: Queijo Morbier Carnielli
PINGO DE OURO, em Domingos Martins
Medalhas: três (3)
– Prata: Queijo Boursin de Alecrim
– Bronze: Queijos Boursin de Páprica e Boursin Pingo de Ouro
VILA VENETO, em João Neiva
Medalhas conquistadas: duas (2)
– Ouro: Queijo Asiago
– Bronze: Queijo Original Otello
GIACOMIN, em João Neiva
Medalhas: quatro (4)
– Prata: Queijos Rota Colonial e Capixaba Gourmet
– Bronze: Queijos Monte Negro e Montanhês Artesanal





