pube
Concursos

Queijarias do Espírito Santo conquistam medalhas em concurso nacional

por Redação Conexão Safra

em 17/07/2023 às 10h17

3 min de leitura

Queijarias do Espírito Santo conquistam medalhas em concurso nacional

A Fazenda Carnielli, em Venda Nova do Imigrante, obteve destaque com o Queijo Morbier, que ficou entre os melhores do Brasil, na série ouro. (*Foto: Leandro Fidelis/Arquivo Conexão Safra -Imagem com direito autoral. Proibida reprodução sem autorização)

Seis queijarias do Espírito Santo foram premiadas com 18 medalhas, entre ouro, prata e bronze, no concurso nacional Queijo Prêmio Brasil, realizado em Blumenau (SC). Dentre os destaques estão a Fazenda Carnielli, localizada em Venda Nova do Imigrante, a Queijaria Vila Veneto e a Queijaria Giacomin, ambas situadas na Rota do Queijo em João Neiva. Os empreendimentos capixabas conquistaram três medalhas de ouro, oito de prata e sete de bronze.

A participação no concurso não apenas reconheceu a qualidade dos produtos, mas também abriu oportunidades comerciais com empresas de outros Estados. A Queijaria Giacomin, que participou pela primeira vez, teve seus quatro queijos autorais premiados, proporcionando destaque ao trabalho único dos produtores capixabas.

A Queijaria Vila Veneto, em João Neiva, foi agraciada com a medalha de ouro para o queijo Asiago e a medalha de bronze para o queijo Original Otello. Do mesmo município, a Giacomin participou pela primeira vez e enviou quatro queijos autorais. Todos os quatro queijos foram premiados, com duas medalhas de prata e duas de bronze. Cada queijo possui características únicas, como o Monte Negro com sua capa preta de resina sintética e o Rota Colonial que utiliza uma película vermelha importada da Argentina para proteção durante a maturação.

pube

A Fazenda Carnielli, em Venda Nova do Imigrante, obteve destaque com o Queijo Morbier, que ficou entre os melhores do Brasil, na série ouro. Esse queijo especial é produzido seguindo um método inspirado nos modelos franceses e possui uma linha de carvão vegetal comestível em seu interior. A fazenda também trabalha com outros tipos de queijo, incluindo o Parmesão Reserva Especial e o Resteya, uma receita italiana exclusiva.

O Prêmio Queijo Brasil funciona como vitrine de promoção para o reconhecimento da qualidade dos produtos feitos no território nacional. Este ano mais de mil queijos foram inscritos e 606 receberam medalhas, sendo 127 de ouro, 253 de prata e 226 de bronze.

As seis queijarias capixabas premiadas:

SANTA RITA, em Alegre
Medalhas conquistadas: três (3)
– Prata: Queijo Meia Cura Santa Rita e Boqueirão
– Bronze: Queijo Palomito

ARTELATTE, em Venda Nova do Imigrante
Medalhas conquistadas: cinco (5)
– Ouro: Queijo Duetto
– Prata: Queijos Capra, Santa Margherita e Granito
– Bronze: Queijo San Martin

CARNIELLI, em Venda Nova do Imigrante
Medalhas conquistadas: uma (1)
– Ouro: Queijo Morbier Carnielli

PINGO DE OURO, em Domingos Martins
Medalhas: três (3)
– Prata: Queijo Boursin de Alecrim
– Bronze: Queijos Boursin de Páprica e Boursin Pingo de Ouro

VILA VENETO, em João Neiva
Medalhas conquistadas: duas (2)
– Ouro: Queijo Asiago
– Bronze: Queijo Original Otello

GIACOMIN, em João Neiva
Medalhas: quatro (4)
– Prata: Queijos Rota Colonial e Capixaba Gourmet
– Bronze: Queijos Monte Negro e Montanhês Artesanal

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!