Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

O Balanço Social do Incaper já está sendo elaborado. E a edição deste ano traz uma novidade: além do concurso de desenho, realizado entre as escolas rurais do Espírito Santo, haverá também um concurso de poema. As inscrições já estão abertas.
O Concurso de Desenho e Poema do Balanço Social do Incaper é promovido pelo Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), e traz como tema “Os caminhos da água ”. Em tempos de estiagem, o assunto revela-se bastante pertinente, e pretende despertar nos participantes noções de consciência, preservação e desenvolvimento de estratégias de convivência com a seca. “A maioria das tecnologias noticiadas no Balanço Social evocam o tema seca. A crise hídrica foi tema marcante em 2016, afetou o Espírito Santo, afetou a produção, as ações do Incaper… ”, disse Vanessa Alves Justino Borges, coordenadora do Balanço Social do Incaper.
Tanto os desenhos quanto os poemas inscrições deverão se propor a responder a alguns questionamentos: De onde vem a água que consumimos? Como utilizamos a água que nos é disponibilizada? Como cuidar dos recursos hídricos? O objetivo do Concurso é justamente divulgar a importância do trabalho do Incaper para a sociedade capixaba, além de estimular os estudantes a expressarem suas vivências e conhecimentos adquiridos sobre o tema por meio da elaboração de desenhos e poemas.
Podem participar estudantes do Ensino Fundamental II (na Categoria Desenho) e do Ensino Médio (na Categoria Poema), regularmente matriculados em instituições de ensino que tenham sido contempladas pelo Projeto Sementes do Conhecimento do Incaper. A listagem com as instituições aptas se inscrever no concurso, bem como as regras de participação e outras informações podem ser obtidas noRegulamento.
“Sempre tentamos fazer com que o Balanço Social se aproxime do público. O Concurso é uma forma de garantir isso, pois as pessoas participam da construção deste documento. Em função do Concurso, o Incaper acaba virando pauta de discussões técnicas importantes: Os técnicos se mobilizam e se articulam sobre o tema, as escolas direcionam o assunto dentro das atividades acadêmicas, professores e estudantes levam o tema para ambientes extraclasse, e todos os assuntos relacionados à agricultura no município giram em torno do tema proposto pelo Incaper ”, acrescentou Luciano Oliveira, chefe do Departamento de Planejamento e Captação de Recursos (DPC) do Incaper.
“O Concurso Desenho do ano passado foi um sucesso. Nós vimos como o Concurso mexeu com as escolas, com os alunos participantes. Por isso, resolvemos aumentar as possibilidades e, além dos desenhos, lançamos este ano o Concurso de Poesia. A iniciativa ajuda a aproximar os escritórios do Incaper e a comunidade ”, pontuou Mauro Rossoni Junior, diretor-técnico do Incaper.
“O Balanço Social é uma ferramenta que apresenta os resultados do Incaper, permitindo à sociedade o diálogo, a transparência e o reconhecimento das ações institucionais. É um documento que reafirma a importância do trabalho do Incaper no campo, pois traz os resultado das tecnologias aplicadas pelos produtores de base familiar de todo o Espírito Santo ”, disse Marcelo Suzart de Almeida, diretor-presidente do Instituto.
Sobre o Balanço Social
Por meio do Balanço Social, é possível tornar públicos os compromissos e intenções do Incaper, visando à transparência de suas ações no exercício da responsabilidade social corporativa, com informações qualitativas e quantitativas. Não basta receber investimentos, é preciso trabalhar para que esses recursos sejam devidamente revertidos para a sociedade, de forma a produzir mais e melhor, garantindo ganhos de ordem social, econômica e ambiental. O documento, além de confirmar a eficiência do trabalho institucional realizado, demonstra também a consolidação da agropecuária como importante catalisadora para o crescimento do Estado. E a presença do Incaper em todos os municípios capixabas, somada aos resultados apresentados, comprova que hoje, no Espírito Santo, a distribuição dos frutos do progresso é feita de maneira a reduzir as desigualdades sociais e a promover o crescimento regional equilibrado e constante.





