Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Tempo severo
Espírito Santo tem 45 cidades em alerta máximo para chuvas fortes; veja a lista

La Niña está acabando? O que mostram os sinais ocultos no Pacífico para 2026

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Capacitação no agro
Como o cacau pode render muito além do chocolate

Celebrando duas décadas de história, o Concurso Conilon de Excelência Cooabriel revelou na noite da última sexta-feira, 20, os grandes campeões da Edição 2023. A cerimônia de premiação aconteceu em São Gabriel da Palha/ES.
Durante a abertura do evento, o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, relembrou que o concurso pioneiro para o conilon foi criado com o objetivo de incentivar a busca pela qualidade dos cafés produzidos.
“O concurso foi iniciado com a ideia de atingir uma régua de qualidade que fosse satisfatória para o mercado. E se fizermos uma retrospectiva, veremos que nos últimos 20 anos avançamos muito em qualidade”, disse Bastianello.
Pela primeira vez em sua história, o concurso premiou cafés em duas categorias: Natural e Fermentado. Na primeira categoria, o grande campeão foi o produtor de Alto Rio Novo/ES, Adair Batista Borges, que alcançou a nota de 87,6.
Já na categoria Fermentado, o café campeão surpreendeu ao atingir pontuação recorde de 90,03 e foi produzido por Iracema de Oliveira Bastianello, no município de Nova Venécia/ES. Até o momento, a pontuação mais alta atingida havia sido 90 pontos, alcançados na Edição 2021.
A prova de ranqueamento foi dirigida pelo especialista de renome internacional, Silvio Leite. Com mais de 40 anos de experiência em análise sensorial, o degustador e classificador revela que os cafés avaliados atingiram pontuações capazes de impressionar o mercado.
“São notas refinadas com diversos sabores, como o de frutas e chocolate. Uma pontuação acima de 90 pontos, como foi conquistada hoje, é algo inédito”, disse Silvio.
Troféu iluminação
A noite também foi de homenagem com o Troféu Iluminação, que simboliza o reconhecimento da Cooabriel à excelência do trabalho de lideranças nas áreas da cafeicultura e do cooperativismo.
A homenageada foi Vanúsia Nogueira, brasileira e primeira mulher do mundo a comandar a Organização Internacional do Café.
Em sua trajetória, Vanúsia tem importantes contribuições na promoção dos cafés especiais brasileiros, tendo agora um importante papel diplomático na cafeicultura mundial.
A 20ª edição do Concurso Conilon de Excelência Cooabriel foi realizada em parceria com: AgroCP, Café Brasil, Multitécnica, Sicoob Conexão, Sistema OCB/ES.
Confira os 10 campeões de cada categoria






