Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

“
Santa Maria de Jetibá (ES), 24/06/2017 &ndash, O avicultor Denerson Tesch, de São Sebastião de Belém, zona rural de Santa Maria de Jetibá, na região serrana do Estado, é o vencedor do 3º Concurso de Qualidade de Ovos Coopeavi, promovido pela Cooperativa Agropecuária Centro-Serrana. O resultado foi anunciado ontem durante a 4ª Feira de Avicultura e Suinocultura Capixaba (Favesu), em Venda Nova do Imigrante.
Além de Tesch, a Coopeavi premiou Erguener Foesch (2º colocado) e Waldecy Lemke (3º colocado), ambos também de Santa Maria. O presidente da cooperativa, Arno Potratz, o vice, Denilson Potratz, e o diretor administrativo comercial, Argêo João Uliana, entregaram certificados e prêmios em dinheiro aos vencedores.
O concurso tem a parceria da Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (Aves) e visa incentivar e promover a qualidade do ovo capixaba. As etapas classificatórias compreendem as avaliações visuais classificatória, interna e da qualidade externa dos ovos, além da Máquina Digital Egg Tester (DET 6000). Com tecnologia japonesa, o aparelho avalia a resistência e a espessura da casca, assim como peso, cor da gema e altura do albúmen (clara do ovo).
O campeão Denerson Tesch disse que estava confiante de uma melhor colocação. Em 2016, o avicultor ficou entre os dez finalistas. “Este ano as aves são mais novas e melhorei o controle sanitário dos galpões. Foi um conjunto de fatores. E a Coopeavi é importante nesse processo, porque sozinho o pequeno produtor não consegue resultados ”, declarou.
Para o vice-presidente da Coopeavi, Denilson Potratz, o resultado do concurso foi justo. “Nossos produtores vêm sendo assistidos por técnicos da cooperativa e têm aceitado as suas orientações. São produtores que buscam inovação e acompanham as novidades a serem implantadas na produção de ovos ”, destaca Potratz.
O diretor executivo da Aves, Nélio Hand, finalizou aplaudindo a iniciativa da Coopeavi. “A cooperativa estimula seus cooperados a trabalhar com qualidade e o produtor busca esse conceito. ”
Fonte: Coopeavi





