Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca


Os vencedores do 13º Concurso de Cafés de Qualidade de Muniz Freire (categoria Arábica) serão conhecidos nesta sexta-feira (19), durante o 1º Encontro Agro de Muniz Freire, que começou ontem numa realização da prefeitura em parceria com o Incaper, no ginásio de esportes Paulo Roberto Pastore, na sede do município.
Ontem pela manhã, o foco foi a piscicultura. Presente, o prefeito Dito Silva destacou que nunca deixou de acreditar em Muniz Freire. “Nosso governo, além dos outros segmentos, também está voltado para a agricultura familiar, para esse agro, e temos que investir nisso. Ano que vem, vamos avançar muito e, essa piscicultura em que estamos investindo será mais uma fonte de renda para os produtores”, disse Dito.
O prefeito também agradeceu a todos os órgãos envolvidos no 1º Encontro Agro e aos servidores que se empenharam para que ele acontecesse. “Estamos provando que com pouco se faz muito. Agradeço ao Governo do Estado, ao secretário Paulo Foletto, ao Senar, ao Sebrae e a todos os envolvidos nesse novo momento da agricultura muniz-freirense”.
Parceiro do município na organização do evento, o Incaper foi representado por seu coordenador estadual de cafeicultura, Abraão Carlos Verdim Filho. “É uma satisfação muito grande estar aqui. Em nome do Incaper, do nosso presidente, Antônio; do nosso secretário Paulo Foletto, do nosso governador Renato Casagrande, e dizer, prefeito, que o Incaper é um parceiro. Desejo um excelente dia e que todos saibam aproveitar os conhecimentos que serão passados nesse encontro”, afirmou Abraão Carlos.
Quem também participou do seminário sobre piscicultura foi o gerente de Agricultura Familiar da Seag, Andreliano Mareto. “É uma alegria estar aqui e em nome do governador Renato Casagrande, do secretário oletto e toda a equipe”, disse. Ele também destacou a ótima relação entre o município e o Governo do Estado, e os investimentos que estão vindo para a cidade.

Idealizador do evento, o secretário Municipal de Desenvolvimento Agropecuário, Jônatas de Almeida (foto acima), lembrou que a base do projeto para o setor agropecuário é a tecnologia e informação, e que um alto conhecimento em cada setor é fundamental para que o produtor tenha o máximo de resultado dentro da propriedade.
“Estamos montando uma unidade de referência tecnológica em piscicultura, em São Pedro, que é onde vamos levar os produtores para ver, na prática, o que estamos discutindo nesse seminário. Está no nosso planejamento a reativação do posto de alevinagem em Itaici e da filetadora em Alto Norte, mas precisamos reativar a engorda. Não adianta uma filetadora e um posto de alevinagem sem a produção de peixe”, lembrou o secretário.
Confira abaixo quem são os finalistas e a programação do evento!

Programação do Concurso (19/11)
15h – Início das atividades do 13º Concurso de Cafés de Qualidade de Muniz Freire;
15h10 – Abertura da degustação popular dos lotes finalistas para premiação da “Categoria popular conilon”.
15h30 – Abertura da degustação popular (garrafas) dos lotes finalistas para premiação da “Categoria Popular Arábica”.
15h50 – Finalização da degustação popular e abertura das urnas (conilon e arábica) para contagem dos votos.
16h – Entrega das premiações da “Categoria Popular” (eleita pelos parceiros e pelos participantes do evento):
Mais votado da Categoria Popular Conilon;
Mais votado da Categoria Popular Arábica.
16h10 – Entrega das premiações das demais categorias do 13º Concurso de Cafés de Qualidade de Muniz Freire:
3 melhores da Categoria Café Sustentável;
5 melhores da Categoria Café Conilon;
10 melhores da Categoria Café Arábica.
16h40 – Cupping e leilão de uma saca (arábica: peneira 16, limpa; conilon: peneira 14, limpa) dos cafés finalistas das categorias arábica e conilon.
19h – Encerramento do 13º Concurso de Cafés de Qualidade de Muniz Freire e sorteio de brindes





