Concurso de qualidade

Melhores amêndoas de cacau do ES são de Rio Bananal e Linhares

por Site Prefeitura

em 02/11/2023 às 9h27

2 min de leitura

Melhores amêndoas de cacau do ES são de Rio Bananal e Linhares

Foto: Felipe Reis

Pelo segundo ano consecutivo, a amêndoa do produtor Edio Ramos Schimit, de Doutor Jones Lagoa Terra Alta, em Linhares, foi eleita a melhor do Espírito Santo durante cerimônia de premiação da 7ª edição do Concurso de Qualidade de Amêndoas de Cacau Capixaba, vencendo o primeiro lugar na categoria Linhares.

Na categoria Demais Municípios do Espírito Santo, Ângela Teodorico da Silva, de Rio Bananal conquistou a primeira colocação. Ao todo, 35 amostras foram selecionadas para avaliação do Centro de Inovação do Cacau (CIC), em Ilhéus. Edio Ramos Schimit se torna, com o título, bicampeão do concurso com nota 7,62.

A gerente de Qualidade do Centro de Inovação do Cacau (CIC), bióloga e mestre em genética Adriana Reis, explicou que, apesar dos impasses em decorrência da safra em todo o país que está com notas amargas e adstringentes, em decorrência do clima, as amêndoas alcançadas conquistaram ótima pontuação.

“Linhares tem quatro amostras de excelência no concurso que é muito sutil o que diferenciou uma amostra para outra”, comentou.

Na categoria Demais Municípios do Espírito Santo, Ângela Teodorico da Silva, do Sítio Panorama, venceu com nota 7,06. “Esse ano tivemos um cuidado melhor na forma de cuidar da amêndoa, desde a colheita, fermentação até a secagem, que me dediquei muito. Faço parte do Mulheres do Cacau e foi este projeto, com parceria com diversas entidades, que me fez chegar nesse resultado, graças aos treinamentos, tanto da parte de poda, colheita, fermentação e secagem. Estou muito feliz com a premiação”, disse a produtora.

 

 

Resultado e pontuação final

Categoria Linhares:


Edio Ramos Schimit – 7,62 pontos
Ana Claudia Milanez Rigoni – 7,60 pontos
Marcia Fonseca Alves – 7,36 pontos
Carolina Burnier Pacheco – 7,28 pontos
Edileuza Maria Bortolotti Durão – 6,67 pontos

Categoria Outros Municípios:


Angela Teodorico da Silva – 7,06 pontos
Andre Carlesso Neto – 6,81 pontos
Dieimes Bohry – 6,79 pontos
Leandro Giacomin Carlesso – 6,73 pontos
Lucia Helena Rodrigues Perini – 6,66 pontos

 

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!