pube
Concurso de qualidade

Final do 3º Concurso de Qualidade do Café Arábica de Domingos Martins nesta quinta (22)

por Redação Conexão Safra

em 21/11/2018 às 0h00

3 min de leitura

Final do 3º Concurso de Qualidade do Café Arábica de Domingos Martins nesta quinta (22)

A Secretaria de Desenvolvimento Rural de Domingos Martins divulga nesta semana os ganhadores do 3º Concurso Municipal de Qualidade do Café Arábica de Domingos Martins. A cerimônia de premiação será nesta quinta-feira (22), no Ginásio de Esportes de Paraju, a partir das 17h.


O objetivo do concurso é identificar, promover, incentivar e premiar os agricultores que adotarem técnicas de manejo das lavouras, colheita e pós-colheita, e reconhecer o trabalho dos produtores rurais na busca constante da melhoria da qualidade, agregando valor ao produto e conquistando novos mercados.


As inscrições para o 3º Concurso Municipal de Qualidade do Café Arábica de Domingos Martins foram realizadas em setembro para produtores e produtoras de café arábica com propriedade em Domingos Martins. Foram aceitas amostras do café do tipo Cereja Descascado da safra 2018 e cada produtor pôde inscrever uma única amostra de um lote mínimo de cinco sacas e máximo de 15 sacas de 60,5 quilogramas.


pube

As amostras foram coletadas pela Comissão Organizadora na propriedade do produtor inscrito, no mês de outubro. Após a colheita das amostras, o material foi submetido ao processo de degustação pela prova da xícara na sala de provas da Coopeavi, em Santa Maria de Jetibá.


A organização do
3º Concurso Municipal de Qualidade do Café Arábica de Domingos Martins
irá premiar em dinheiro e sacos de calcário os três primeiros classificados como melhores cafés produzidos no município. Já os cinco melhores colocados no concurso terão a compra do café pela Coopeavi, confira:



Compra – 5 melhores colocados, em que o preço varia de acordo com a pontuação alcançada na prova:

– Cafés acima de 87 pontos: 900,00 por saca,

– Cafés entre 86 e 87 pontos: 750,00 por saca,

– Cafés entre 84 e 85 pontos: 550,00 por saca,

– Cafés abaixo de 84 pontos: preço disponível no dia, de acordo com movimentações de mercado.



Premiação – 3 melhores classificados
com os melhores cafés arábica de Domingos Martins:

1º Colocado: R$ 1.300,00 e 100 sc de calcário,

2º Colocado: 01 roçadeira e 100 sc de calcário,

3º Colocado: 01 pulverizador e 100 sc de calcário.


Durante a cerimônia haverá o sorteio de um brinde no valor de R$ 1.000,00 aos produtores inscritos.


Produção

Domingos Martins tem a cafeicultura como uma das suas principais culturas das lavouras permanentes do município, em uma área de aproximadamente seis mil hectares. A cafeicultura tem se desenvolvido tipicamente em pequenas propriedades, utilizando predominantemente a mão de obra familiar, evidenciando sua grande relevância no aspecto econômico, ambiental e social, na geração de emprego, na distribuição de renda, e como importante fator de permanência das famílias no meio rural.
A adoção de novas tecnologias vem contribuir para uma maior produtividade, uma busca constante da melhoria do produto final e uma melhor qualidade de vida para o produtor rural. (*Fonte: AssCom PMDM)

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!