Concurso Conilon de Excelência Cooabriel divulga finalistas
por Cooabriel
em 22/09/2023 às 8h00
3 min de leitura
Ótimas expectativas e excelentes cafés podem ser encontrados na Sala de Provas “Dário Martinelli”, onde estão acontecendo as provas do Concurso Conilon de Excelência Cooabriel- Edição 2023. As melhores amostras já foram selecionadas!
O concurso, que neste ano celebra sua 20ª edição, registrou um total de 122 amostras inscritas, sendo 105 de café natural e 17 de café fermentado. Na edição anterior foram 95 inscrições.
O processo de avaliação dos finalistas foi iniciado na última segunda-feira, dia 18, com a torra das amostras. Após esse processo, aconteceu a avaliação sensorial e a seleção dos cafés mais bem avaliados para a etapa final, conforme esclarece a Degustadora Q-robusta Grader da Cooabriel, Júlia Partelli.
“Para essa edição, como há a divisão entre duas categorias, foram avaliadas e selecionadas as melhores amostras entre os cafés naturais e os fermentados e, na fase final, os cafés serão provados novamente para o ranqueamento dos 10 melhores de cada categoria”.
De acordo com o gerente corporativo de armazéns, Jonathas Kloss, pela análise dos lotes inscritos foi possível perceber que houve uma evolução em relação à edição anterior. “Mesmo enfrentando desafios durante a safra, os produtores realmente se empenharam. Cada um, com a sua modalidade e suas ferramentas, buscou novas formas de fazer um bom lote ou microlote para inscrever no concurso”.
Mais Conexão Safra
Compondo a equipe de provadores desta etapa de seleção, está o Q-Robusta e Arábica Grader, Jonas Orletti. O especialista, que atua pela primeira vez das provas do concurso, revela que participar da edição que comemora 20 anos da iniciativa é gratificante e ressalta que o avanço na qualidade dos cafés é perceptível.
“Os produtores estão encontrando o caminho para produzir bons cafés. Dos cafés que foram provados, grande parte está acima dos 80 pontos e são considerados cafés especiais. Isso é reflexo do trabalho de melhoria da qualidade que vem sendo feito”.
Na visão de Orletti, os concursos de qualidade são importantes porque o trabalho de melhoria transforma não apenas um pequeno grupo, mas acaba sendo replicado entre outros produtores. “É cada vez maior o número de participantes em concursos, assim como é cada vez maior o aprendizado e a qualidade desses cafés. O objetivo de melhoria contínua da qualidade do conilon vendo sendo atingido. Isso é muito bom para a nossa região”, conclui.
A prova de ranqueamento dos 10 melhores de cada categoria será dirigida pelo especialista internacional, Silvio Leite. Os grandes vencedores serão revelados na Cerimônia de Premiação, que será realizada no dia 20 de outubro, em São Gabriel da Palha.
Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!