pube
Comunicação dos Parceiros

Assistência Técnica do SENAR contribui para sucesso de produtores no Espírito Santo

por Redação Conexão Safra

em 09/11/2015 às 0h00

2 min de leitura

pube
No sul do Espírito Santo,
as propriedades de café têm se desenvolvido cada vez mais com a metodologia de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). O SENAR/ES atende 392 propriedades do sul capixaba de forma regular, que começam a ter sucesso com o conhecimento de novas tecnologias e ferramentas de gestão.

Exemplo de crescimento é constatado no Sítio Aroeira, na localidade de Deserto Feliz, em Atílio Vivácqua. Com dois hectares de café Conilon plantado, o proprietário Áureo Henrique Soares é um dos assistidos pela ATeG do SENAR
e comemora.
“Para pequenos produtores, como eu, o conhecimento técnico nos faz evoluir de todas as formas. Sempre que preciso o técnico me auxilia, além das visitas mensais. Tudo que faço em minha lavoura é minuciosamente anotado para que eu possa ter acompanhamento diário de todo o gasto. ”

Áureo Soares participa da ATeG desde sua criação no estado, em abril deste ano, e já tem uma visão empreendedora sobre como deseja investir todas as habilidades adquiridas. “Não quero apenas colher um produto de qualidade. Quero produzir algo diferenciado. ” Assim como Áureo, muitos outros produtores têm evoluído gradativamente com o acompanhamento do programa de assistência. Atualmente são 17 técnicos, dentre tecnólogos em Cafeicultura e técnicos em Agropecuária sob a supervisão de um engenheiro Agrônomo.

Recentemente, o coordenador técnico da ATeG e engenheiro Agrônomo, Rubens Oliveira, esteve no Estado e visitou alguns produtores.
Oliveira observou que a atuação dos técnicos do programa no estado é muito satisfatória, e elogiou a pretensão da Regional em expandir a ATeG para outras culturas e localidades.

“O objetivo do SENAR é atender outras cadeias produtivas do estado, pois os produtores melhoram seus processos de gestão das propriedades e crescem com isso. É muito gratificante ver iniciativas como esta do Espírito Santo ”, completou.


pube