Agricultura de Cachoeiro apoia produtores no enfrentamento da seca

Propriedades rurais de Cachoeiro contam com suporte da Secretaria de Agricultura para enfrentamento dos efeitos da falta de chuva

Propriedades rurais de Cachoeiro contam com suporte da Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) para enfrentamento dos efeitos da falta de chuva.

Veículos e máquinas do órgão estão sendo utilizados por proprietários rurais para transporte de alimento e água para animais, por meio do programa municipal de Hora-Máquina (lei nº 6280/2009).

O programa permite que os serviços sejam contratados abaixo custo pelos produtores. Caminhão, caminhão-pipa, trator agrícola e retroescavadeira são alguns dos equipamentos disponíveis.

Nos últimos dias a Semag realizou 26 atendimentos para propriedades em 11 localidades rurais. Só nesta segunda-feira (22), cinco caminhões buscaram, no município de Dores do Rio Preto, 40 toneladas de silagem para alimentação de gado.

“Estamos mobilizados para o atendimento aos produtores rurais prejudicados por esse período de seca. O programa de Hora-Máquina é o instrumento disponível, neste momento, para apoia-los. Paralelamente, junto à Defesa Civil, estamos buscando viabilizar o decreto de situação de emergência, que nos permitiria ampliar as ações de suporte”, explica o secretário de Agricultura, Paulo Miranda.

Para solicitar os serviços do programa, o produtor deve ir à sede da Semag, localizada na rua Ângelo Maria Mignone, nº 18, no bairro Independência. O horário de atendimento é das 8h às 16h, de segunda a sexta.

Foto: divulgação PMCI