Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Os 16 participantes do Programa de Capacitação e Certificação de Degustadores: R-Grader Coffee Company, que começa amanhã (16) e vai até 3 de setembro, na sede da Pronova/Coopeavi, em Venda Nova do Imigrante (ES), serão os primeiros provadores brasileiros de café a usarem uma metodologia inédita em treinamentos nessa área.
Trata-se do kit de sabores de café desenvolvido pelo consultor em Gestão Sensorial de Bebidas e Alimentos Ensei Uejo Neto (The Coffee Traveler) e produzido pela indústria farmacêutica inglesa FlavorActiV, com cápsulas coloridas contendo atributos e defeitos, sem o risco de contaminação para os profissionais responsáveis em atestar a qualidade da bebida.
As cápsulas podem ser colocadas na água ou diretamente na xícara de café para ampliar a experiência sensorial dos degustadores. Para o curso, Ensei Neto, que vai ministrar a primeira etapa da capacitação, trouxe dois jogos (seis com defeitos e a mesma quantidade com atributos), que conseguem replicar mais de 30 casos possíveis na prática profissional.
“O kit completo tem 18 cápsulas, mas conseguiu resumir a dois jogos para ficar mais acessível e prático, e isso democratiza o treinamento dos provadores”, diz Ensei.
De acordo com Ensei, o projeto com sabores de café já foi homologado pela Specialty Coffee Association (SCA)/Coffee Quality Institute (CQI), que tornou o kit material oficial para esse tipo de treinamento.
“Diferentemente da prova real, as cápsulas não apresentam risco no consumo. Defeito com café tem que se ter medo, porque, caso o degustador se descuidar e engolir, pode se intoxicar com as toxinas. E o kit vem contribuir para aumentar a qualidade dos cafés. Se o comprador detecta terra, por exemplo, não fecha negócio, pois contém toxina cancerígena”, explica.

Capacitação com foco em prova de robusta
Ensei Neto é um nome conhecido entre os profissionais da degustação do café. Autor do primeiro blog do Brasil especializado em café e experiências sensoriais, o “The Coffee Traveler”, criado em 2006, ele abrirá a primeira etapa do programa em Venda Nova com a capacitação “Cafeotech Treinamento e Educação” pela metodologia de avaliação utilizada por R-Graders do Coffee Quality Institute (CQI). O curso também serve de preparação para os exames de certificação da entidade.
O CQI certifica tanto Q ou R-Graders. No geral, o foco de atuação desses profissionais é o comércio de cafés com qualidade certificada. O degustador certificado torna-se apto a avaliar a diferença de cafés de várias origens, entre os quais: Etiópia, Quênia, Indonésia, Colômbia, Guatemala, Brasil, entre outros países produtores.
No caso dos R-Graders, os degustadores se tornam especialistas em prova de café robusta/canéfora. Em todo o Espírito Santo, maior produtor nacional da espécie cafeeira, estima-se que menos de 15 provadores estejam habilitados para análise sensorial de robusta.
O R-Grader Coffee Company é uma realização da OCB/ES, Sebrae/ES e BSCA e consiste no maior programa de capacitação e certificação de profissionais de degustação de café do cooperativismo capixaba. Com duas etapas previstas, uma de 16 a 19 de agosto e outra de 29 de agosto a 3 de setembro, a capacitação contará com a participação de provadores da Cafesul, Cooabriel, Coopbac, Coopeavi e Coocafé.





