Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

O microlote de café conilon inscrito pela Cooabriel na 6ª edição do concurso Aroma BSCA 2021 foi o primeiro colocado na categoria Canephora, com 87,25 pontos. A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) é a única instituição brasileira a certificar lotes com monitoramento de selos de controle de qualidade de cafés especiais.
O lote de uma saca do café é de procedência do cooperado Edgar Bastianello, que a cooperativa arrematou no leilão dos finalistas do Concurso Conilon de Excelência realizado no ano passado. Edgar Bastianello foi o vencedor da última edição do concurso.
A 6ª edição do Concurso Aroma BSCA escolheu os três melhores lotes de café arábica e o melhor lote de café canéfora entre os cafés que obtiveram pontuação acima de 87.0 (arábica) e 85.0 (canéfora) pontos, o que caracteriza elevado padrão de café especial.
A Cooabriel é uma associada da BSCA e fez a inscrição como entidade cooperativa envolvida nos processos de cafés especiais.
A divulgação ocorreu no último dia 22 de fevereiro, por meio da cerimônia de premiação realizada de forma online.
O gerente corporativo de comercialização da Cooabriel Edimilson Calegari participou do evento. “O resultado é muito importante. A Cooabriel trabalha incansavelmente no incentivo à melhoria da qualidade do café conilon entre os cooperados e essa premiação é uma prova de que investir em melhores práticas vale a pena. Após vários pedidos, conseguimos inserir o canephora nos concursos da BSCA. Isto foi uma vitória para o conilon especial do Espírito Santo”, disse.
A premiação ocorreu por meio da compra dos lotes (com valor previamente estipulado no regulamento do concurso), realizada entre torrefações, cafeterias, corretores e exportadores associadas à BSCA.
O presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, também reforçou a importância da premiação. “A BSCA é uma entidade muito séria e trabalha na promoção dos cafés especiais brasileiros. Vencer essa categoria significa muito, principalmente, porque valida e insere cada vez mais o café conilon na rota dos cafés especiais do Brasil”, finalizou.




