Cafés especiais

Conheça os diferentes métodos para provar cafés especiais no ES

por Assessoria de Imprensa

em 06/12/2023 às 0h51

2 min de leitura

Conheça os diferentes métodos para provar cafés especiais no ES

*Fotos: Divulgação

A qualquer hora do dia, no frio ou no calor, o café é a companhia do brasileiro. O produto é a segunda bebida mais consumida no País – só atrás da água – e carrega no seu aroma e sabor a cultura nacional. O café é parte do nosso dia a dia, e cada ocasião pede um preparo próprio. Na rede de cafeterias Terrafé, há quatro métodos para apreciar os Cafés Especiais no Espírito Santo: Hario V60, Aeropress, Chemex e Prensa Francesa. Que tal aprender um pouco sobre eles?

“Para o começo do dia, uma boa pedida é o café intenso e bem encorpado preparado na Prensa Francesa, ideal para manter o pique ao longo do dia”, diz o especialista em café e fundador da Terrafé, Raul Guizelini. Ele explica que um dos diferenciais desse método é o filtro de metal, que permite manter os óleos do café, conservando aromas e sabores. “É um café com o sabor realçado”, afirma.

Se você busca um café equilibrado, entre o doce e o amargo, uma boa opção é o Hario V60, o tradicional coado. Esse método usa um filtro de papel e resulta em uma bebida de média intensidade, com acidez realçada e uma incrível percepção sensorial. Raul destaca que ele é “um café limpo e aromático”.

A terceira opção é um café coado com características de expresso. Com o método Aeropress, prepara-se uma bebida intensa, mas com uma textura mais leve. Extraem-se os óleos essenciais do café e tem-se uma bebida encorpada.

Chegou o final do dia e você quer um café suave? É a hora do Chemex. Esse método usa um filtro de papel grosso e dobrado, que tem uma parede tripla em um dos lados (o detalhe que faz toda a diferença!). “O Chemex permite um café mais leve e sem nenhum tipo de resíduo. O resultado é uma xícara limpa e um sabor surpreendente”, afirma o fundador da Terrafé.

“O consumo de Cafés Especiais está crescendo muito, e o Espírito Santo se destaca no cenário nacional. A estimativa é que, em cinco anos, o consumo do produto dobre no País. Estamos na fase de apresentação dos Cafés Especiais aos brasileiros, que tomam cada vez mais gosto por eles. Em nossas lojas os clientes podem apreciá-lo da maneira que mais gostam”, diz Raul Guizelini.

*As quatro opções de preparo são encontradas em todas as 9 lojas da Terrafé: Shopping Jardins (Jardim da Penha), Hortomercado (Enseada do Suá), Praia da Costa, Jardim Camburi, Tiffany Center (Reta da Penha), Aeroporto e nas três do Hospital Santa Rita.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!