Mais lidas 🔥

Incompatibilidade cavalo/copa
Produtores capixabas recorrem à subenxertia para salvar pomares de laranja

Após derrubada de vetos
Nova Lei de Licenciamento Ambiental aumenta responsabilidade do produtor rural

Comunidade, cultura e origens
Conexão Caparaó celebra famílias pioneiras com o tema "Nossas Origens"

Regularização fundiária
Projeto visa a auxiliar agricultor familiar a regularizar terra

Cotações
Café, boi e hortifruti: confira as cotações do dia 9 de dezembro
No dia mundial do café, comemorado na quarta-feira, 14 de abril, fizemos uma lista das bebidas mais caras do mundo. Seja pela raridade ou pelo paladar singular, esses cafés estão no topo do ranking quando se fala em preços e raridade. Segundo um levantamento do site reviewcafe, feito em agosto de 2020, há até mesmo um café capixaba na lista. Confira:
Kopi Luwak
Produzido na Indonésia, o Kopi Luwak é um café produzido dentro de um mamífero! Uma civeta, pequeno animal que lembra um guaxinim, ingere os grãos de café e o resultado disso cria o grão especial. A diferença dessa corajosa fermentação é que dentro desse animal o grão de café ganha nuances frutadas, e após a sua excreção e higienização, ele é vendido por quase 3 mil dólares o quilo!
Jamaica Blue Mountain Coffee
Produzido em altura elevada, a cerca de 1,5 mil metros acima do nível do mar, o Jamaica Blue Mountain Coffee é um grão que não amarga em sua produção, muito menos na bebida final. Como o clima é sempre frio e úmido, o resultado é um grão que guarda um sabor leve, gostoso para saborear suas nuances mais frutadas. O quilo desse tipo custa em torno de 200 dóláres.
Black Ivory Coffee
Um café que tem nuances de chocolate e ervas, que torna a bebida quente simplesmente deliciosa, misturando a intensidade da bebida com o sabor diferenciado. Os grãos são plantados e colhidos nas montanhas da Tailândia, a cerca de 1,5 mil metros de altura, o que faz as sementes estarem em clima constantemente úmido e frio. A bebida resultante vai além disso. Elefantes pisam nos grãos, os esmagando. Em seguida, eles comem essas migalhas e o que sai em suas fezes é higienizado e processado, resultando no Black Ivory Coffee. Curioso, não? Mais ainda é o seu valor: 1,2 mil dólares o quilo!
Hacienda la Esmeralda
O Panamá oferece terra excelente para o plantio do café, pois seus dias são quentes, mas constantemente úmidos, com noites propensas ao plantio. Desde 1988, então, a Hacienda la Esmeralda produz um dos grãos mais premiados do mundo, famoso pelo equilíbrio da bebida gerada por ele. O quilo desse grão custa em torno de 350 dólares.
Jacu Bird Coffee
O Jacu Bird Coffee é famoso por envolver uma produção diferente, mas eficaz do ponto de vista degustativo. O pássaro que dá nome ao grão o ingere sem danificá-lo, em uma bicada só. Em seu sistema digestivo, ele libera alguns ácidos e enzimas, que são absorvidos pelo café, fazendo a diferença em seu gosto. Por ser uma produção delicada, o Jacu Bird Coffee se tornou premiado no mundo inteiro porque o resultado é tão equilibrado quanto saboroso. Por isso, o quilo de seu grão custa em torno de 1,2 mil dólares.
Saint Helena Coffee
O Saint Helena Coffee faz sucesso porque a ilha na qual é produzido, no meio do Oceano Atlântico, pertenceu a ninguém menos que Napoleão Bonaparte. Ele gostava tanto do sabor que o grão plantado nessa ilha produz, que tratou de manter uma plantação, a qual existe até hoje. O Saint Helena Coffee não é tão caro quanto a maioria de seus concorrentes da lista de cafés mais caros do mundo, tendo em vista que sua produção não é complicada como as demais. O que encarece o seu quilo, que custa em torno de 80 dólares, é o transporte, tendo em vista que a ilha continua isolada, gerando uma logística mais complicada.
Finca El Injerto
Na Guatemala, que também conta com um clima bastante tropical, favorável à plantação de café por conta da umidade de seu ar, está uma das plantações mais interessantes do fruto que gera o grão. A Finca El Injerto custa em torno de 100 dólares o quilo, mas o seu equilíbrio é tão elogiado que ele já ganhou inúmeras vezes o prêmio Cup of Excellence como o melhor grão do mundo. O resultado disso é a fama que ele carrega, sobretudo em sua versão coada, aquela que pode ser feita em casa, gerando uma bebida encorpada, de sabor intenso sem deixar o amargor incômodo na boca.
Starbucks Quadrinoctuple Frap
Quem diria que uma das marcas mais famosas do mundo também seria a responsável por incluir o grão mais barato desta lista. Pois é, o café Starbucks Quadrinoctuple Frap entra aqui porque é um verdadeiro achado no cardápio da empresa, custando 47 dólares o quilo, o que é bastante elevado diante dos demais que a marca oferece. Sabe o que o torna tão especial? O grão dessa seleção é aromatizado com mocha, lascas de baunilha e sorvete de caramelo, ou seja, o resultado por si só é extremamente aromático, mas também muito saboroso.
Fonte:reviewcafe.com.br





