Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

“O evento foi um sucesso, superamos nossos objetivos. Estávamos apreensivos com a questão da pandemia, mas o público colaborou muito, todos os que vieram trouxeram o teste negativo para a Covid. E os produtores deram um show mais uma vez, com grandes cafés. Tivemos um resultado excepcional”.
As palavras são do produtor José de Alexandre de Abreu Lacerda, que apresentou a 4ª edição do Conexão Caparaó, evento que aconteceu no último fim de semana em Dores do Rio Preto, organizado pela Associação de Produtores Rurais de Pedra Menina (Aprupem)
A venda dos dez cafés premiados geraram R$ 80 mil no leilão. Mas a comercialização foi além, já que outros produtores também negociaram no evento. “E o campeão vendeu a saca a R$ 21 mil o que, ao que me consta, é recorde no Brasil”, explica Lacerda.
Confira os ganhadores e os preços das sacas:

Além do leilão e das oficinas, as capacitações para os visitantes e produtores foram muito participativas. Nas oficinas, foram mostradas técnicas de preparo de cafés e debatida a sucessão familiar. Além disso, foram ministradas palestras sobre o cooperativismo e a presença feminina no cooperativismo. Para deixar o evento ainda mais convidativo, foi oferecido um passeio de trator aos visitantes.
“O momento foi muito marcante, as montanhas estavam exuberantes, o dia estava lindo, todos ficaram encantados com nossa região”, conta Lacerda, que enfatizou que mais de 100 pessoas participaram do passeio para conhecer as belezas do Caparaó.
O prefeito de Dores do Rio Preto, Claudenir José de Carvalho Neto, o Ninho, também comemorou o evento. “Foi um sucesso! E quem compra é quem prova o café, o que mostra a qualidade do produto do Caparaó. Grandes cafeterias do Brasil enviaram seus representantes que puderam conferir a qualidade indiscutível dos grãos da nossa região”.
O 4º Conexão Caparaó contou com palestras, workshops, rodada de negócios e concursos. Foi realizado entre os dias 20 e 22 deste mês, no Armazém Caparaó, em Pedra Menina, Dores do Rio Preto. O evento teve entrada franca e foi organizado pela Associação de Produtores Rurais de Pedra Menina (Aprupem).





















