pube
Cafés especiais

Conexão Caparaó: emoção, envolvimento e bons negócios

Mais do que um encontro da cadeia de cafés especiais, o Conexão Caparaó se tornou a festa dos maiores produtores do Brasil, e no quintal de casa

por Redação Conexão Safra

em 18/11/2019 às 18h44

2 min de leitura

Conexão Caparaó: emoção, envolvimento e bons negócios

*Fotos: Kátia Quedevez

O feriadão movimentou o Armazém Caparaó, no distrito de Pedra Menina (Dores do Rio Preto), em uma edição do Conexão Caparaó. Com palestras, workshops, rodadas de negócios e concursos, o evento promovido pela Associação dos Produtores Rurais (Abrupem) foi mais do que um encontro da cadeia de cafés especiais.

O Conexão Caparaó se consolida com a participação maciça dos associados e de um público que não arredou pé e acompanhou sábado (16) o animadíssimo leilão dos dez cafés que alcançaram as maiores pontuações do concurso.

O campeão foi o produtor Flávio Protazio, o “Kaká“, que alcançou 90,6 na análise sensorial, teve o saco de 30 kg arrematado por R$ 15 mil. Ao todo, foram R$ 52.700,00 em lances de compradores.

pube

Fotografia
Novidade nesta edição, o concurso de fotografia anunciou os vencedores também no sábado (16). Com o tema “Café: da planta à xícara” e voltado para amadores, o objetivo é incentivar a expressão fotográfica e explorar os atrativos naturais, culturais e turísticos do município de Dores do Rio Preto.

O concurso contou com 30 fotos concorrentes. A vencedora foi Daiana Dietzmann, com a foto “A Colheita ”. Em segundo lugar ficou Fábio Protásio (“Alto da felicidade ”) e em terceiro, Lanucio Rodrigues (“Flores para uma menina ”, respectivamente. Os três primeiros colocados ganharam prêmios em dinheiro.

Foto campeã, “A Colheita”, de
Daiana Dietzmann

Festa
O ‘Conexão’ se tornou a festa dos maiores produtores do Brasil. E no quintal de casa, uma vez que a região do entorno do Pico da Bandeira, tanto do lado capixaba quanto do mineiro, virou a “meca ” dos cafés especiais nos últimos anos.

É bem perto do Armazém que estão localizados os sítios dos detentores do título de melhor café arábica de 2018. Onofre Lacerda e os filhos, dentre eles José Alexandre, presidente da Abrupem, venceram o “Coffee of The Year ” no ano passado, durante a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte.

Os Lacerda e outros cafeicultores do Caparaó também estão classificados para a disputa deste ano. Ao todo são 40 amostras da região que concorrem ao melhor café do ano, sendo 25 de produtores capixabas.

Resultado concurso de fotografia:


lugar
Autora: Daiana Dietzmann
Título: A colheita

2º lugar
Autor: Fábio Protásio

Título: Alto da felicidade

3º lugar
Autor: Lanucio Rodrigues

Título: Flores para uma menina


Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!