pube
Cafés especiais

Capixaba vence competição entre degustadores de café em Rondônia

por Leandro Fidelis

em 13/06/2022 às 15h10

2 min de leitura

Capixaba vence competição entre degustadores de café em Rondônia

*Foto Reprodução: Carolina Brazil/Rede Amazônica

O capixaba Tássio de Souza (Incaper) venceu o Cupping Tasters Rondônia 2022, concurso realizado durante o 1° Encontro Brasileiro de Degustadores de Cafés, de 6 a 10 deste mês, em Cacoal (RO). Ele foi um dos três profissionais do Espírito Santo na disputa pelo prêmio de R$ 5 mil.

Com a participação de 50 provadores de todo o país, a competição foi realizada em duas baterias, sendo a seletiva e a grande final. A dinâmica consistia em selecionar xícaras com perfis sensoriais diferentes dentro do menor tempo possível. Na primeira etapa, Tassio conseguiu classificar acertando cinco de seis xícaras em 1min15.

pube

A final foi disputada pelo trio capixaba e uma degustadora de Rondônia. Eram quatro grupos de café, com cinco xícaras cada. Cada grupo constava de duas xícaras com perfis diferentes, totalizando oito aromas a serem identificados pelos degustadores. Deste total, Tassio encontrou seis, se consagrando campeão com o maior número de acertos.

“É um concurso que testa muito nossa habilidade sensorial e, principalmente, a agilidade em interpretar o café. O tempo é inimigo num concurso deste tipo e é preciso acertos mínimos para ser campeão. É uma grata felicidade trazer este título para o Espírito Santo, mostrando que, além de produzirmos bons cafés, temos provadores que se dedicam para os cafés sempre terem as melhores avaliações”, declara o vencedor, que é degustador no escritório do Incaper de Muqui, no Sul capixaba.

*Foto Reprodução

Evento

O destaque dos capixabas no 1º Encontro Brasileiro de Degustadores de Cafés não foi só no Cupping. O evento na cidade conhecida como “Capital do Café na Amazônia” foi promovido por grupo de pesquisadores, formado por professores e alunos do Ifes de Venda Nova do Imigrante.

Os professores Lucas Louzada,  Aldemar Moreli e Evandro Siqueira fizeram parte da organização do Encontro, juntamente com a Embrapa e a CaféRon. A programação contou com mesas redondas, visitas técnicas, além de palestras e oficinas, que discutiram sobre a produção de cafés de qualidade, arábica e canéfora (robusta e conilon) e seus protocolos de degustação.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!