pube
Cafés especiais

Cafeicultora capixaba vence competição no Rio Coffee Nation

Em sua terceira edição evento aconteceu neste final de semana no Rio de Janeiro

por Redação Conexão Safra

em 17/10/2022 às 15h49

2 min de leitura

Cafeicultora capixaba vence competição no Rio Coffee Nation

Wander Polatti/Arquivo Conexão Safra

A cafeicultura Neuza Maria da Silva de Souza (67), do Sítio Grãos de Ouro, em Muqui, foi a grande vencedora da 3ª edição do Rio Coffee Nation, na categoria “Melhor café torrado para espresso”. O evento aconteceu nos últimos dias 15 e 16 na Casa França Brasil, no Centro do Rio de Janeiro.

Representada na competição pelas integrantes do Póde Mulheres, Núcleo Feminino da Cooperativa dos Cafeicultores do Sul do Estado do Espírito Santo (Cafesul), Neusa fala da conquista.

A luta para se produzir café de qualidade é muito grande, então a nossa alegria em ganhar um prêmio desse também é muito grande. É muito gratificante ver o nosso trabalho e o nosso esforço reconhecido. Mostra que vale a pena todo o nosso esforço”, comemora a cafeicultora.

pube

Tasso e Tales da Silva de Souza, filhos de Neusa e torradores da cooperativa foram os responsáveis pela torra do café campeão.

O café campeão era o único conilon entre os concorrentes. Em segundo lugar ficou o Café Canjerana, da Bahia; e em terceiro, o Café Iranita, do Rio de Janeiro. No “Desafio Koar-etapa Rio de Janeiro”, os vencedores foram Felipe Ferreira Monteiro, em primeiro lugar; e Cintia Barboza Libel, em segundo.

 

Rio Coffee Nation

Foto: Claudia chaves

Durante os dois dias do evento passaram pela Casa França Brasil cerca de 5.000 pessoas de vários Estados do país, além de visitantes de Portugal, França, Colômbia, Emirados Árabes, Paquistão e Argentina, segundo informações da assessoria de imprensa.

Martina D’Ávila, idealizadora do Rio Coffee Nation, comemora a adesão dos produtores de café especiais e orgânicos de todo o Brasil, totalizando 40, de várias regiões produtoras de café do país; o número de visitantes e os negócios fechados.

Os expositores ficaram surpresos com a qualidade do público carioca, que demonstrou muito conhecimento sobre os cafés e modos de preparo. Outra surpresa, o número de donos de cafeterias e restaurantes que visitaram o evento, gerando vendas em volumes e negócios importantes para eles”, avalia Martina.

A próxima edição do Rio Coffee Nation está prevista para outubro de 2023.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!