pube
Cafés especiais

Café de Venda Nova do Imigrante (ES) vence o Cup of Excellence pela primeira vez

por Assessoria de Comunicação BSCA

em 10/11/2020 às 19h32

3 min de leitura

Café de Venda Nova do Imigrante (ES) vence o Cup of Excellence pela primeira vez

Luiz Ricardo Pimenta (à direita) também está finalista no Prêmio Cafés Especiais do Espírito Santo (Confira notícia aqui!)

Entre 30 cafés especiais, o lote cultivado pelo jovem de 20 anos, Luiz Ricardo Bozzi Pimenta de Sousa, no Sítio Escondica, em Venda Nova do Imigrante, nas Montanhas do Espírito Santo, destacou-se e foi o campeão do Cup of Excellence &ndash, Brazil 2020, um dos principais concursos de qualidade para o produto no mundo, que é realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE).

O jovem, com formação em técnico agrícola, é debutante na competição e vem de uma família cafeeira de pequenos produtores, que há anos se dedica ao cultivo de cafés descascados nas montanhas capixabas.

pube

OUÇA A DECLARAÇÃO DO CAMPEÃO PARA A SAFRA ES!

“Essa é uma característica fantástica que temos conseguido introduzir e desenvolver nos cafés especiais. Uma geração super jovem, seguindo os passos dos pais no café e na vida, fomentando a sucessão no campo, entrando com valores e princípios, a fim de vencer e conquistar novos espaços. Isso é um motivo de muito orgulho a nós, que vemos essa nova geração chegando, capacitada e qualificada, para podermos passar o bastão para ela continuar flamulando a bandeira da qualidade excepcional dos cafés do Brasil ”, comemora Vanusia Nogueira, diretora da BSCA.

A agricultura familiar e a estreia no Cup of Excellence também são características de Evandro Passos Clementino, que obteve o segundo lugar no concurso, com os 89,71 pontos obtidos por seu café cultivado no Sítio Boa Vista, em Cambuquira, na Denominação de Origem da Mantiqueira de Minas. Os outros 28 vencedores vieram de seis origens produtoras: Matas de Minas, Sul de Minas, Denominação de Origem do Cerrado Mineiro, Chapada Diamantina (BA), além da DO Mantiqueira de Minas e das Montanhas do ES (acesse o resultado completo no site da BSCA – a cerimônia de premiação pode ser conferida abaixo).

“Neste ano, a competição, com número de vencedores restrito a 30 para que se garimpe as melhores joias cafeeiras do país, evidenciou a diversidade qualitativa da produção dos cafés do Brasil. Recebemos mais de 600 amostras e, após o afunilamento na pré-seleção e na Fase Nacional, chegamos aos nossos 30 vencedores, que são cafés, de 11 variedades distintas, cultivados em 22 municípios de seis origens produtoras do país ”, celebra Vanusia.

Leilão dos vencedores
Os 30 vencedores do Cup of Excellence &ndash, Brazil 2020 participarão de um disputado leilão internacional, via internet, no dia 10 de dezembro. Os preços alcançados nesses pregões vão bem além do mercado convencional, como o exemplo do campeão da competição em 2018, que obteve o maior valor pago por uma saca (60 kg) de café no país: R$ 73 mil. Já os cafés que receberam nota entre 86 pontos até o 30º ganhador foram considerados “Vencedores Nacionais ” do concurso e estarão à disposição para aquisição em uma plataforma de venda on-line, entre os dias 8 e 30 de dezembro.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!