Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

De acordo com o calendário técnico do café os meses de setembro a dezembro são marcados pela florada do cafeeiro. A fase mais bonita do processo onde os cafezais ficam repletos de flores brancas, o que indica o potencial produtivo da lavoura. Como em todas as etapas, essa requer cuidados e atenção e para isso, o engenheiro agrônomo da Coocafé, Vinicius Fassarela aborda na série “De olho na lavoura” a importância da nutrição pós-florada.
“Tão importante quanto a proteção da florada contra fungos e bactérias, a nutrição aliada a essa pulverização garante uma melhor produtividade”.
Para essa fase, é importante todos os nutrientes estarem equilibrados, mas reforçamos a utilização do cálcio, boro e até o magnésio, que muitos acham que é só pra fase de maturação e granação, mas que tem papel importante na translação de sacarose dentro da planta.
O consultor técnico Adriano Camilo compartilha também uma dica para acompanhar o crescimento dos ramos: “Nós compartilhamos com os produtores a dica de amarrar uma fitinha na ponta do galho para acompanhar o crescimento dos ramos. Isso aponta o potencial de produção da planta para a safra 23/24. Todo o trabalho que é feito nesse período, de adubação do solo, proteção contra ferrugem via solo, pulverizações foliares e até adubação de micronutrientes via solo é importante para garantir a produtividade e o crescimento de ramos para a safra vindoura. Contribui também para que não haja tanta oscilação de produção entre um ano e outro”.




