pube
Cafeicultura

Produção mundial de café foi estimada em 176,2 milhões de sacas

Safra brasileira estimada equivalerá a 31% da produção mundial, Vietnã (16,5%) e Colômbia (7%)

por Observatório do Café

em 24/10/2024 às 5h00

2 min de leitura

Produção mundial de café foi estimada em 176,2 milhões de sacas

*Foto: Mexido de Ideias/Reprodução

A produção de café da espécie Coffea arabica (café arábica), em nível mundial, prevista para a safra em curso de 2024-2025 foi estimada em um volume físico equivalente a 99,9 milhões de sacas de 60kg, performance que, caso se confirme, implicará aumento de 4,2% na produção dessa espécie, na comparação com a safra global do mesmo ciclo anterior, que, no caso em tela, abrange o período compreendido entre os meses de outubro a setembro.

pube

Em complemento, com relação à safra da espécie Coffea canephora (café robusta+conilon), também em termos globais, prevista para o ano-cafeeiro em destaque, a qual foi estimada em 76,4 milhões de sacas de 60kg, volume físico que, caso também se confirme, representará um crescimento de 4% na comparação com a safra mundial do anterior 2023-2024 do C. canephora.

Assim, a safra total mundial de café estimada para o ciclo mundial de 2024-2025, incluindo as duas espécies de cafés citadas, totalizará 176,2 milhões de sacas de 60kg, sendo que o C. arabica equivalerá a aproximadamente 56,7%, e, adicionalmente, a safra de C. canephora corresponderá a 43,3%, ambas em relação à safra global.

Com base nestes números do desempenho da cafeicultura mundial das estimativas previstas para as duas espécies de café da safra em curso, vale estabelecer um comparativo e assim destacar o desempenho dos três países maiores produtores de café do mundo, que são, respectivamente, Brasil, Vietnã e Colômbia, cujas safras acumuladas corresponderão a 54,5% do total estimado em nível mundial.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!