Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

Os preços do café arábica têm apresentado forte oscilação neste início de março, segundo análise do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). O cenário é resultado de uma combinação de fatores, incluindo as condições climáticas e produtivas no Brasil, os estoques globais apertados e a volatilidade do mercado internacional.
Clima e safra no Brasil
No Brasil, os cafeicultores seguem atentos e preocupados com as atuais temperaturas elevadas e a falta de chuvas em algumas regiões. A expectativa é que as precipitações retornem ao longo do mês, mas o clima quente e seco já causa apreensão quanto à qualidade e produtividade da safra 2025/26.
Pesquisadores do Cepea alertam que o clima adverso pode impactar negativamente o desenvolvimento dos grãos, resultando em perdas na produção e na qualidade do café.
Mercado internacional
Além das questões climáticas, o mercado internacional também exerce influência sobre os preços do café arábica. A volatilidade cambial, as incertezas geopolíticas e a demanda global são fatores que contribuem para a oscilação dos preços.
Estoques globais
Os estoques globais de café arábica estão relativamente baixos, o que também exerce pressão sobre os preços. A menor disponibilidade do produto pode levar a aumentos nos preços, caso a demanda se mantenha aquecida.




