Mais lidas 🔥

Previsão do tempo
Molion prevê década de frio até 2035; primeira onda polar deve chegar ao Brasil em maio

Agricultura Capixaba
Cacau em Conceição do Castelo: 3 mil mudas entregues a produtores

Fruticultura
Abacaxi fluminense impulsiona a fruticultura e fortalece a agricultura familiar

Mudança no tempo
Frente fria e ar polar trazem queda de temperatura ao Sul e Sudeste

Preservação ambiental
Conceição da Barra: peixe Mero será oficialmente patrimônio natural local

O 49º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, realizado entre 28 e 31 de outubro em Poços de Caldas (MG), reuniu pesquisadores, técnicos e produtores de todo o país para compartilhar avanços científicos e tecnológicos voltados à cafeicultura. Considerado um dos principais fóruns de inovação do setor, o evento registrou recorde de 460 trabalhos científicos, abrangendo desde o melhoramento genético e manejo de pragas até temas de sustentabilidade e qualidade do café.
Entre os destaques, 145 estudos foram selecionados para apresentações orais, incluindo 25 pesquisas desenvolvidas no Espírito Santo — número que reforça a contribuição capixaba para o avanço da ciência e da tecnologia na cafeicultura nacional.
Esses trabalhos foram conduzidos pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), que mantém atuação de destaque na geração de conhecimento e difusão de tecnologias sustentáveis para o setor.
Avanços em diversas áreas da pesquisa
Na área de Estudos Socioeconômicos, Geoprocessamento, Agricultura de Precisão, Certificação, Café Orgânico e Comercialização, o trabalho “Caracterização da sustentabilidade da cafeicultura no Espírito Santo” chamou a atenção dos avaliadores.
Na linha de Sementes, Mudas, Plantio, Espaçamento e Condução, foram apresentados os estudos “Qualidade de mudas clonais de café conilon sob diferentes composições de substrato comercial e substrato de terra” e “PPCA – diferentes densidades de hastes na produção de café arábica na região de Dores do Rio Preto”.
Em Colheita, Preparo, Qualidade do Café, Consumo e Saúde, o trabalho “Qualidade sensorial de bebida de cultivares de Coffea arabica em diferentes ambientes na região das montanhas do Espírito Santo” destacou a influência das condições edafoclimáticas sobre o sabor e o potencial de mercado do café capixaba.
Na área de Melhoramento Genético, três estudos de longo prazo avaliaram a produtividade e o desempenho de cultivares e progênies de café arábica sob diferentes condições de solo e clima no Espírito Santo. Já no segmento Outras Pragas e Nematoides, a pesquisa “Efeito de diferentes produtos no controle do nematoide Meloidogyne exígua em condições controladas” reforçou a importância do manejo integrado de pragas.
Participação técnica e relevância nacional
Além das apresentações, pesquisadores e extensionistas do Incaper participaram da programação técnica do evento. O pesquisador Inorbert Melo foi palestrante no seminário “Problemática de nematoides em cafeeiros”, e o extensionista César Abel Krohling atuou como coordenador do painel “Práticas de manejo da cafeicultura de montanha”.
De acordo com o coordenador técnico de cafeicultura do Incaper, Fabiano Tristão, a presença capixaba reafirma o papel da instituição como referência nacional em pesquisa e inovação.
“A participação marcante no Congresso reafirma o protagonismo da ciência capixaba na geração de conhecimento voltado à sustentabilidade, produtividade e qualidade da cafeicultura — um setor estratégico para o desenvolvimento do Espírito Santo e do Brasil”, afirmou.





