pube
Cafeicultura

Linhares entrega terreiro suspenso para Escola Agrícola de Marilândia

por Assessoria de Comunicação Prefeitura de Linhares

em 19/10/2023 às 6h05

2 min de leitura

Linhares entrega terreiro suspenso para Escola Agrícola de Marilândia

*Fotos: Secretaria Municipal de Agricultura

Após a distribuição de 11 terreiros suspensos com estufa para atender produtores familiares de Linhares, a Secretaria Municipal de Agricultura entregou, nesta segunda-feira (16), um equipamento para atender a Associação Escola Família Agrícola de Marilândia. A primeira unidade pública de ensino contemplada pelo município, via processo seletivo, será utilizada por profissionais e estudantes da instituição para ensino, pesquisa e extensão.

O secretário Municipal de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento, Fabrício Fardin, explicou que dos 246 estudantes matriculados na escola agrícola, 25% são filhos de produtores rurais de Linhares, que uma semana estão na instituição aprendendo e na outra em sua propriedade ou em áreas da região aplicando este ensinamento.

pube

“Esse investimento atenderá a toda região, e as famílias de produtores de Linhares, refletindo diretamente na formação do ensino técnico agropecuário e na elevação da qualidade do café, pois o aprendizado ultrapassará os muros da escola. Esta ação está atrelada ao Programa Linhares Coffee que visa difundir essa tecnologia no campo para elevar a qualidade dos grãos e fomentar a participação de mais produtores no concurso de café”, comentou o secretário.

Fardin pontuou, ainda, que além do benefício direto ao produtor, os terreiros suspensos com estufa são sustentáveis. “O terreiro é um secador ecológico, que não usa madeira nem combustível para secagem, somente energia solar, que dentre tantos benefícios não contamina o café com fumaça, levando mais sabor e qualidade ao produto final e com um custo bem mais baixo”, completou.

Além da estrutura física, a mão de obra para instalação do terreiro suspenso também foi executada pela Prefeitura de Linhares. “A Associação Escola Família Agrícola de Marilândia com a construção do terreiro suspenso vai possibilitar com que os estudantes façam aulas práticas e experimentos científicos para melhoria da qualidade do café. Os associados da escola poderão trazer seus cafés para serem secados na instituição e amostras para a produção de café de qualidade”, disse o coordenador administrativo da escola família agrícola, Mateus Fornaciari.

O vice-prefeito de Marilândia, Warley Arrivabene, e o presidente da Associação Escola Família Agrícola de Marilândia (AEFAM) Antônio Cássio Fornaciari, também estiveram presentes na entrega do terreiro.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!