Mais lidas 🔥

Produção artesanal
Artesão de Ponto Belo transforma restos de madeira em peças decorativas e funcionais

Reforma tributária
Nova reforma tributária muda regras do jogo e exige mais organização dos produtores em 2026

Operação Declara Agro
Receita Federal aperta fiscalização sobre arrendamentos e acende alerta para produtor

Turismo e economia
Turismo do Espírito Santo bate recorde e atinge maior volume da década

Mercado do café
Retro 2025: café atinge preços recordes em 2025 e vive ano de alta volatilidade

O café conilon, principal produto agrícola do Espírito Santo, está prestes a receber um grande impulso. Nesta próxima quarta-feira (6), às 16h30, o Palácio Anchieta será palco de um evento histórico para o setor cafeeiro. O governador Renato Casagrande assinará a lei que reduz o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do produto, medida que promete aumentar a competitividade do conilon no mercado nacional e internacional.
O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) aprovou na sexta-feira (25) a proposta apresentada pelo Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), que reduz a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) na comercialização de café conilon de 12% para 7%, mesmo patamar do imposto recolhido para o café arábica.
A redução na alíquota valerá na comercialização do café conilon produzido no Espírito Santo para as regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste do país.





