Mais lidas 🔥

Clima e planejamento agrícola
Onde vai faltar chuva e onde pode chover demais no Brasil até março de 2026

Artigo
Agro em risco: o avanço chinês sobre terras brasileiras acende alerta vermelho

Tempo severo
Espírito Santo tem 45 cidades em alerta máximo para chuvas fortes; veja a lista

#TBTconexãosafra
Na terra da pecuária, o café se torna rei

Comércio internacional
O que muda para o café brasileiro com o acordo entre Mercosul e União Europeia

Chegou o dia de aprender ainda mais sobre o café, cultura importantíssima para o agro capixaba e do Brasil. O 10º Simpósio do Produtor de Conilon será nesta quinta-feira (16), com início às 19h e término às 20h30. As apresentações serão on-line e o professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e organizador do simpósio, Fábio Luiz Partelli, vai ministrar a palestra de abertura.
“Temos muitas novidades este ano. Além das palestras e homenagens, vamos apresentar dez vídeos feitos por produtores de café de dez países diferentes, além do Brasil. As pessoas terão a oportunidade de ver técnicas Vietnã, Cuba, México, mostradas por alguém de lá”, explica Partelli.
Entre as práticas apresentadas – e que podem gerar boas ideias para os produtores – estão lona de estopa para “segurar” as ervas daninhas, mudas de café em sacolas maiores, para quem não tem irrigação, processo de pós-colheita com técnicas de fermentação para fazer um café de qualidade superior. “Além disso, vamos conhecer uma técnica do México, onde eles plantam apenas quatro clones por lavoura. Quem acompanhar o simpósio vai ver, ainda, plantas de seis metros de altura e formas de poda diferentes”, conta Partelli.
O conteúdo do 10º Simpósio do Produtor de Conilon está editado em livro com tiragem de 1.400 cópias impressas para distribuição gratuita e disponibilização on-line em formato PDF. O livro Café conilon: desafios e oportunidades, referente ao simpósio do ano passado, bem como outras edições, já está disponível para consulta clicando aqui.
Veja a programação completa:






