pube
#TBTConexãoSafra

Devoção e religiosidade marcam início da colheita de café em Aracruz

por Rosimeri Ronquetti

em 18/04/2024 às 0h01

2 min de leitura

Devoção e religiosidade marcam início da colheita de café em Aracruz

Foto: Rosimeri Ronquetti

Matéria publicada originalmente 20/04/2023

Orações, preces e muita . Foi assim que os cafeicultores de Jacupemba, Distrito de Aracruz, deram o ponta pé inicial para os trabalhos na colheita de café deste ano. O grupo de oração da comunidade Sagrado Coração de Jesus promoveu, na noite desta quarta-feira (18), uma celebração religiosa para agradecer e pedir proteção divina. Dezenas de cafeicultores do distrito e comunidades vizinhas participaram do até de fé.

pube

“Deus colocava no nosso coração que era para gente fazer essa celebração, e a gente achou que deveria fazer. Nossa região é movida, basicamente, pela agricultura e tem muitos agricultores. Sabemos também que é um período que vêm muitos trabalhadores de fora. A celebração foi uma maneira de pedir as bençãos de Deus sobre a lavoura, sobre as pessoas, sobre os agricultores”, explica a professora e uma das organizadoras do ato religioso, Cintia de Laet Ravani Bottoni.

Aos 73 anos, o cafeicultor Benvindo Gardiman, do Córrego São José, a oito quilômetros de Jacupemba, era um dos fiéis presentes. “Hoje, por ser essa data tão importante eu não podia faltar. Todo dia a gente agradece o que Deus nos dá, e começar a colheita fazendo as orações é uma forma de começar com o pé direito”, comenta.

Filho de Benvindo, Fábio Sirtoli Gardiman (42), também participou da celebração. Fábio conta que aprendeu com o pai a trabalhar e também a pedir proteção e a agradecer. “Desde que celebramos a vida, celebramos também tudo o que nós colhemos. Não existe algo maior do que você acordar e ter onde retirar seu sustento, os frutos do seu trabalho. E isso tudo acontece graças à presença de Deus em nossas vidas. Meu pai me ensinou assim, e eu hoje passo para o meu filho”.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!