Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) recebe, nesta semana, a visita de uma comitiva da Uganda, na África. A delegação será composta pelo Ministro da Agricultura, Vincent Ssempijja, pelo Diretor da Autoridade de Desenvolvimento do Café em Uganda (UCDA), Emannuel Niyibigira, e outros integrantes. Eles devem se reunir com autoridades capixabas para discutir parceria entre os dois governos.
A visita marca o início de uma discussão a respeito de um termo de cooperação técnica entre o Espírito Santo e o país africano, para o desenvolvimento de pesquisas relacionadas à cafeicultura. A comitiva será recepcionada na sede do Incaper, e segue para a Fazenda Experimental de Marilândia a fim de conhecer o trabalho de pesquisa em Conilon desenvolvido pelo Instituto.
Os visitantes também pretendem conhecer os sistemas de produção e organização de cafeicultores nas regiões produtoras de conilon do Estado. Também estão previstas visitas aos jardins clonais da Cooabriel, em São Gabriel da Palha, e à propriedade do cafeicultor Bento Ventorim, em São Domingos do Norte, que tornou-se referência na produção de café conilon no Estado pela adoção das tecnologias desenvolvidas e recomendadas pelo Incaper, que garantem uma produção mais sustentável e de qualidade.
A comitiva chega ao Estado nesta quarta-feira (31), e fica no Espírito Santo até sexta-feira (02). As visitas internacionais são frequentes no Incaper. Nos últimos anos, a cafeicultura capixaba recebeu cinco visitas técnicas internacionais de países como Uganda, Tanzânia, México, Malásia e Estados Unidos.
A cafeicultura capixaba
O Espírito Santo é o 2º maior produtor brasileiro de café, com expressiva produção de arábica e conilon. É responsável por 22% da produção brasileira. Atualmente, existem 435 mil hectares em produção no Estado. “A cafeicultura capixaba é conhecida internacionalmente e grande parte desse desenvolvimento se deve aos resultados dos trabalhos de pesquisa, assistência técnica e extensão rural realizados pelo Incaper e parceiros. Isso desperta o interesse de outros países produtores e consumidores de café e através dessas oportunidades são feitas as trocas de experiências visando cada vez mais uma cafeicultura competitiva e sustentável ”, ressaltou o pesquisador do Incaper e coordenador do programa estadual de cafeicultura, Romário Gava Ferrão.
Fonte: Incaper





