Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 22 de janeiro
Blairo Maggi: “”Brasil é hoje um grande player mundial do agronegócio”” (Antônio Araújo/MAPA)
Na cerimônia de aniversário de 40 anos da criação da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) nesta terça-feira (28), o ministro Blairo Maggi, destacou a importância do órgão para garantia da segurança sanitária e fitossanitária dos alimentos, mas alertou sobre a necessidade de mudanças estruturais que assegurem o melhor acompanhamento do Estado no processo de fiscalização.
“Nós últimos 40 anos o Brasil avançou muito na agricultura e pecuária ”, disse Blairo Maggi. ”Passamos de grandes importadores para grandesplayersno mundo do agronegócio e por isso as mudanças são necessárias ”.
Há alguns meses, o Mapa contratou consultoria independente para formatar mudanças na estrutura da SDA que possibilitem o melhor acompanhamento do setor.
No entanto, o ministro deixou clara a importância do trabalho dos fiscais e garantiu que não haverá “perda de poder ”, nem redução do controle do Estado nos trabalhos desenvolvidos pela SDA. Para o ministro, é fundamental o apoio dos servidores para concretização das mudanças.
As propostas, segundo Maggi, estão sendo analisadas. A principal mudança a ser implementada é a verticalização do processo e consequente eliminação de influência política.
“Havia sempre uma reclamação por parte dos nossos compradores mundiais de que poderia haver influência política no processo decisório. Com esse sistema que nós estamos propondo elimina-se muito essa possibilidade ”, explicou o ministro.
O secretário de Defesa Agropecuária, Luís Eduardo Rangel, garantiu que está participando de todas as discussões sobre o processo de mudança na SDA e que, se implementado, o serviço será ainda mais robusto.
Na solenidade de comemoração da SDA foram homenageados 18 servidores e ex-servidores que se destacaram em suas atividades ao longo das últimas quatro décadas.
Também foi apresentado ao ministro o serviço de cães farejadores do Ministério que atuam em aeroportos brasileiros apoiando o trabalho de fiscalização.
A SDA atua na formulação de políticas públicas voltadas para a garantia da sanidade vegetal e animal, a inocuidade dos insumos e a credibilidade dos serviços utilizados na agropecuária.
Mais informações à Imprensa:
Coordenação-Geral de Comunicação Social
imprensa@agricultura.gov.br
fonte: agricultura.gov





