Quinto encontro do Qualificaves será durante a 7ª STA

O quinto encontro do Programa de Anual de Capacitação de Avicultores (Qualificaves Postura Comercial 2018) será realizado no próximo dia 16, durante a 7ª Semana Tecnológica do Agronegócio (7ª Feira Coopeavi), no Parque de Exposições de Santa Teresa, região serrana do Espírito Santo. O médico veterinário da Cooperativa Agropecuária Centro Serrana, Tarcísio Simões, vai abordar […]

O quinto encontro do Programa de Anual de Capacitação de Avicultores (Qualificaves Postura Comercial 2018) será realizado no próximo dia 16, durante a 7ª Semana Tecnológica do Agronegócio (7ª Feira Coopeavi), no Parque de Exposições de Santa Teresa, região serrana do Espírito Santo. O médico veterinário da Cooperativa Agropecuária Centro Serrana, Tarcísio Simões, vai abordar o tema “Comparativo de linhagens ” com a presença dos avicultores capixabas.


O encontro tem parceria com a Associação dos Avicultores do Espírito Santo (Aves) e vai acontecer às 19h, no auditório da STA. Na palestra, Simões vai comparar algumas linhagens de galinhas usadas em Santa Maria de Jetibá para a produção de ovos, apontando vantagens e desvantagens, principalmente referentes ao retorno financeiro para o avicultor.


Um estudo interno da Coopeavi levantou os pontos positivos e negativos das linhagens de poedeiras atualmente presentes nas granjas locais em termos de rentabilidade. Além da Hy-line w36, mais predominante, as linhagens Bovans, Dekalb, Lohmann, Hy-line w80 e Hissex promoveram uma reviravolta ao serem introduzidas nos plantéis do segundo município maior produtor de ovos do Brasil.


Segundo o veterinário, através de informações mais detalhadas o produtor poderá fazer sua opção. Os cálculos do comparativo foram realizados semanalmente para os dados serem os mais reais possíveis. “Algumas linhagens são mais rústicas e mais resistentes a doenças, outras produzem ovos maiores mais cedo ou cascas mais resistentes ou mais finas. Nosso cálculo avalia até quanto a ave excreta e vai gerar de receita para o avicultor com a venda do esterco ”, afirma Simões.


Esclarecendo todas as dúvidas neste quinto encontro do Qualificaves, o objetivo é garantir aos avicultores um retorno maior a partir de investimentos mais precisos. “A galinha tem ciclo longo, de um ano e meio a dois anos, por isso o avicultor tem que decidir certo pela melhor linhagem e eliminar as dúvidas sobre o que é mais lucrativo para os negócios. Vamos procurar ser imparciais e deixar a critério dos produtores o que compensará mais no seu bolso ”, finaliza Tarcísio Simões.

A STA

A Semana Tecnológica do Agronegócio (Feira Coopeavi) será realizada de 15 a 18 deste mês e é aberta aos mais de 12 mil associados à Coopeavi. Na última edição, bateu recorde de participação e geração de negócios. Passaram pelo evento cerca de 5.000 pessoas, que movimentaram mais de R$ 21 milhões em quatro dias com a aquisição de insumos e equipamentos agrícolas.


Todos os anos, a Feira conta com participação maciça dos cooperados e familiares. Além das diversas capacitações nas áreas de cafeicultura, horticultura, pecuária e avicultura, há opções de lazer para as crianças, apresentações musicais e praça de alimentação.


O presidente da Coopeavi, Arno Potratz, está otimista com o sucesso de mais uma STA. “Nós esperamos superar o número de participantes do ano passado, com ainda mais ofertas especiais para nossos associados, para continuar sendo a maior feira de negócios do agronegócio cooperativista capixaba ”, disse.


Concurso de qualidade de ovo volta à programação

Dentre as novidades para 2018 está o retorno do Concurso de Qualidade de Ovos à programação. A competição para eleger o melhor ovo capixaba é de nível estadual e conta com a parceria da Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (Aves).


Em 2017, o concurso aconteceu na programação da Feira de Avicultura e Suinocultura Capixaba (Favesu), em Venda Nova do Imigrante. De acordo com o veterinário da Coopeavi, Tarcísio Simões, dentre as mudanças no regulamento, os concorrentes vão poder inscrever dois crivos de ovos, em vez de um, no concurso de nível estadual. Outras regras foram mantidas ou alinhadas com relação ao sistema de inspeção e marca.


Os cooperados podem acessar o regulamento do concurso e outras novidades no site
www.sta.coop.br, que está de cara nova. O site também informa os pré-requisitos para candidatos interessados em trabalhar no atendimento dos estandes da feira.


Serviço:

5º Encontro do Qualificaves 2018

Tema:
Comparativo de linhagens

Dia:
16 de agosto (quinta-feira), às 19h

Local:
Auditório do Parque de Exposições de Santa Teresa (durante a 7ª
Semana Tecnológica do Agronegócio- 7ª Feira Coopeavi)

Realização: Coopeavi

Mais informações:
www.sta.coop.br

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos