Rastreabilidade

Nova regra para venda de ovos entrará em vigor ainda este ano

Novas regras para venda de ovos, que entrariam em vigor em março, tiveram prazo prorrogado para setembro deste ano

A explicação para a disparada de preços é porque, com menos ovos disponíveis no mercado e um aumento na compra, os preços sobem naturalmente
Foto: Freepik/divulgação

Uma nova regulamentação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) estabelece regras mais rígidas para a venda de ovos, visando a garantir a identificação e rastreabilidade do produto, além de reforçar a segurança alimentar. A medida exige a identificação individual de ovos vendidos fora de embalagens rotuladas.

A medida, que entraria em vigor em 4 de março, teve prazo prorrogado para 4 de setembro de 2025. A partir da data, ovos comercializados sem embalagem rotulada deverão conter identificação individual. Essa exigência não se aplica a ovos vendidos em embalagens com 30 unidades, dúzias ou outras quantidades, desde que devidamente rotuladas. Caixas com 360 ovos também estão dispensadas da marcação individual, desde que a rotulagem inclua a frase “proibida a venda fracionada”.

“Os produtores que precisarem se adequar, precisarão investir em equipamentos adequados, mas havendo inviabilidade, é importante destacar que eles podem usar a rotulagem nas embalagens comuns”, explicou o diretor executivo da Associação dos Avicultores do Estado do Espírito (Aves), Nélio Hand.

Hand informou, ainda, que a Aves tem acompanhado de perto as discussões sobre a nova regulamentação desde sua fase inicial. A entidade participou de debates nacionais para esclarecer a legislação e buscar alternativas que minimizem os impactos para os produtores, sem comprometer o acesso do consumidor ao produto.

“Vale destacar, no entanto, que a portaria preconiza aquilo que a legislação brasileira versa sobre a produção animal, que deve ter o acompanhamento do serviço de inspeção sanitária oficial, que garante a segurança do produto e do que é produzido e oferecido ao consumidor”, explicou o diretor.

Sobre o autor Fernanda Zandonadi Desde 2001, Fernanda Zandonadi atua como jornalista, destacando-se pelo alto profissionalismo e pela excelência na escrita de suas reportagens especiais. Tem um conhecimento aprofundado em agronegócio, cooperativismo e economia, com a habilidade de traduzir temas complexos em textos de grande impacto e relevância. Seu rigor e qualidade na apuração e narração de histórias do setor garantiram que seu trabalho fosse constantemente reconhecido pela crítica especializada, o que a levou a conquistar múltiplas distinções e reconhecimentos em premiações regionais e nacionais de jornalismo. Ver mais conteúdos