Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

O Japão dá luz verde à retomada das importações de produtos avícolas do Espírito Santo após a suspensão de mais de 40 dias devido à gripe aviária detectada em uma ave de criação no município de Serra.
Segundo comunicado do Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca japonês, baseado nas medidas preventivas e de controle adotadas pelas autoridades sanitárias brasileiras, as aves do Estado brasileiro não apresentam mais a doença. As vendas de carne de aves, seus derivados e ovos poderão ser retomadas por estabelecimentos capixabas.
O protocolo japonês exige um período de 28 dias desde a identificação da doença até a análise do relatório pelo país importador. O Brasil busca simplificar esse processo para futuras reaberturas automáticas. O embargo em Santa Catarina, segundo maior exportador de frango do Brasil, ainda continua após foco detectado em Maracajá.
Em 2022, o Japão importou grande quantidade de produtos avícolas do Brasil, sendo essencial resolver essas restrições para o comércio bilateral. Até o momento, o Brasil teve 77 focos de gripe aviária, principalmente em aves silvestres. As informações são do Jornal Valor Econômico desta sexta-feira (11).




