Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

O Japão dá luz verde à retomada das importações de produtos avícolas do Espírito Santo após a suspensão de mais de 40 dias devido à gripe aviária detectada em uma ave de criação no município de Serra.
Segundo comunicado do Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca japonês, baseado nas medidas preventivas e de controle adotadas pelas autoridades sanitárias brasileiras, as aves do Estado brasileiro não apresentam mais a doença. As vendas de carne de aves, seus derivados e ovos poderão ser retomadas por estabelecimentos capixabas.
O protocolo japonês exige um período de 28 dias desde a identificação da doença até a análise do relatório pelo país importador. O Brasil busca simplificar esse processo para futuras reaberturas automáticas. O embargo em Santa Catarina, segundo maior exportador de frango do Brasil, ainda continua após foco detectado em Maracajá.
Em 2022, o Japão importou grande quantidade de produtos avícolas do Brasil, sendo essencial resolver essas restrições para o comércio bilateral. Até o momento, o Brasil teve 77 focos de gripe aviária, principalmente em aves silvestres. As informações são do Jornal Valor Econômico desta sexta-feira (11).




