Gripe Aviária

Japão vai retomar compra de frango do Espírito Santo

O Japão dá luz verde à retomada das importações de produtos avícolas do Espírito Santo após a suspensão de mais de 40 dias

Brasil gripe aviária frango aves ES Argentina
Foto: Pixabay

O Japão dá luz verde à retomada das importações de produtos avícolas do Espírito Santo após a suspensão de mais de 40 dias devido à gripe aviária detectada em uma ave de criação no município de Serra.

Segundo comunicado do Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca japonês, baseado nas medidas preventivas e de controle adotadas pelas autoridades sanitárias brasileiras, as aves do Estado brasileiro não apresentam mais a doença. As vendas de carne de aves, seus derivados e ovos poderão ser retomadas por estabelecimentos capixabas.

O protocolo japonês exige um período de 28 dias desde a identificação da doença até a análise do relatório pelo país importador. O Brasil busca simplificar esse processo para futuras reaberturas automáticas. O embargo em Santa Catarina, segundo maior exportador de frango do Brasil, ainda continua após foco detectado em Maracajá.

Em 2022, o Japão importou grande quantidade de produtos avícolas do Brasil, sendo essencial resolver essas restrições para o comércio bilateral. Até o momento, o Brasil teve 77 focos de gripe aviária, principalmente em aves silvestres. As informações são do Jornal Valor Econômico desta sexta-feira (11).

Sobre o autor Leandro Fidelis Formado em Comunicação Social desde 2004, Leandro Fidelis é um jornalista com forte especialização no agronegócio, no cooperativismo e na cobertura aprofundada do interior capixaba. Sua trajetória é marcada pela excelência e reconhecimento, acumulando mais de 25 prêmios de jornalismo, incluindo a conquista inédita do IFAJ Star Prize 2025 para um jornalista agro brasileiro. Com experiência versátil, ele construiu sua carreira atuando em diferentes plataformas, como redações tradicionais, rádio, além de desempenhar funções estratégicas em assessoria de imprensa e projetos de comunicação pública e institucional. Ver mais conteúdos