Mercado

Estabilidade nos preços dos ovos brancos e alta nos vermelhos

O mercado de ovos apresentou um cenário de estabilidade e leve alta nas últimas semanas, segundo dados do Centro

Preço dos ovos sobe em fevereiro, com recordes em Santa Maria de Jetibá. Entenda as causas: demanda, custos, e impacto nos EUA
Foto: divulgação/Freepik.com

O mercado de ovos apresentou um cenário de estabilidade e leve alta nas últimas semanas, segundo dados do Centro de Pesquisas de Economia Aplicada (Cepea).

Os preços médios dos ovos tipo extra branco permaneceram inalterados pela sexta semana consecutiva na maioria das regiões acompanhadas pelo Cepea. Esse equilíbrio nas cotações é resultado de um ajuste entre a oferta e a demanda, segundo a instituição.

Já os ovos vermelhos registraram um avanço nos últimos dias. Essa movimentação nos preços dos ovos vermelhos, diferente do ocorrido em 2023, demonstra uma maior resistência dos produtores e distribuidores às pressões por descontos, típicas de períodos como a Black Friday.

Segundo agentes do setor ouvidos pelo Cepea, a estabilidade dos preços se deve ao controle dos estoques da proteína, o que limita possíveis recuos nas cotações. Essa situação indica um mercado mais equilibrado, com os produtores conseguindo repassar os custos de produção ao consumidor final.