Avicultura

Espírito Santo está em alerta máximo após caso de gripe aviária no RS

Em nota, a Aves informou que no Espírito Santo a avicultura comercial vem adotando medidas rigorosas de biosseguridade

Brasil gripe aviária frango aves ES Argentina
Foto: Pixabay

A confirmação de um caso de influenza aviária em produção comercial no Sul do Brasil elevou o nível de alerta no setor avícola do Espírito Santo ao patamar máximo. Segundo a Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (Aves), o momento é de intensificar as medidas de biosseguridade nas granjas capixabas, visando a proteger a produção local de qualquer risco de contaminação.

O cuidado deve ser ainda maior neste momento, explicou a associação, já que é período de migração de aves silvestres, um fenômeno natural que traz um fluxo de aves provenientes do Hemisfério Norte, aumentando potencialmente as chances de disseminação da doença.

Em nota, a Aves informou que no Espírito Santo, assim como em todo o Brasil, a avicultura comercial vem adotando medidas rigorosas de biosseguridade desde o 1º foco em aves silvestres em 2023.

As orientações têm como objetivo proteger as granjas comerciais e evitar a introdução e disseminação da doença. “Reforçamos nosso compromisso com a proteção da avicultura capixaba e nacional, e lembramos que a situação em questão – assim como qualquer outra ocorrência de enfermidade em aves – não representa qualquer risco ao consumidor final”, esclarecem.

 As ações de biossegururidade incluem:

  • Controle rigoroso de acesso às propriedades avícolas, com restrição de visitantes e veículos;

  • Uso obrigatório de roupas e calçados exclusivos para acesso de pessoas;

  • Realização de vazio sanitário para o acesso de pessoas;

  • Lavagem e desinfecção de veículos e equipamentos antes da entrada nas granjas;

  • Monitoramento constante da saúde das aves e notificação imediata de qualquer suspeita de doença;

  • Capacitação contínua dos produtores e trabalhadores sobre práticas de biosseguridade;

  • Demais medidas adotadas por meio da Portaria Mapa nº 56/2007.

Sobre o autor Fernanda Zandonadi Desde 2001, Fernanda Zandonadi atua como jornalista, destacando-se pelo alto profissionalismo e pela excelência na escrita de suas reportagens especiais. Tem um conhecimento aprofundado em agronegócio, cooperativismo e economia, com a habilidade de traduzir temas complexos em textos de grande impacto e relevância. Seu rigor e qualidade na apuração e narração de histórias do setor garantiram que seu trabalho fosse constantemente reconhecido pela crítica especializada, o que a levou a conquistar múltiplas distinções e reconhecimentos em premiações regionais e nacionais de jornalismo. Ver mais conteúdos