Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

A Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (Aves) realizou, no final de abril, sua reunião institucional anual, reunindo associados para apresentar as principais ações desenvolvidas em 2024 e traçar as diretrizes para o futuro da avicultura capixaba.
O encontro foi marcado pela apresentação dos resultados alcançados no ano anterior, com destaque para os avanços nas seguintes áreas estratégicas: sanidade, indústria e serviço de inspeção, abastecimento e logística, tributário, político e institucional, qualificação e promoção, dentre outros.
Plano de trabalho para 2025
O diretor executivo da Aves, Nélio Hand, conduziu a apresentação do plano de trabalho para 2025, estruturado em ações prioritárias que visam fortalecer ainda mais o setor. O planejamento contempla iniciativas em: sanidade, indústria e serviço de inspeção, tributário, recursos humanos e assuntos trabalhistas, abastecimento e logística. Também estão contemplados no plano de trabalho ações nas áreas de manejo e nutrição, sustentabilidade, eventos, capacitações, missões técnicas, política e institucional, mercado e dados, administrativo e financeiro, e comunicação.
A sanidade avícola é fundamental e ocupa a prioridade no planejamento das ações da Aves, haja vista que manutenção da saúde das aves é essencial para evitar surtos de doenças como a Influenza Aviária e Doença de Newcastle, que podem causar perdas econômicas graves e afetar a segurança alimentar.
Outro tema de destaque na agenda da Aves para 2025 é a área de Recursos Humanos e Assuntos Trabalhistas. A escassez de mão de obra nas granjas tem sido uma das principais demandas dos produtores, impactando diretamente a produtividade e a sustentabilidade do setor. Com o objetivo de debater soluções e compartilhar experiências, a Aves promoverá o Seminário “Desafios com a mão de obra”, que acontecerá no dia 8 de maio, no Sesc de Vitória. O evento reunirá especialistas, produtores e representantes do setor para discutir estratégias inovadoras, capacitação e novas formas de atrair e reter talentos nas granjas capixabas.
As propostas apresentadas para o próximo ciclo foram aprovadas por unanimidade, reafirmando o compromisso dos associados com o desenvolvimento sustentável e inovador da avicultura no Espírito Santo.
Eleição dos conselheiros
Durante a reunião, também foram eleitos os novos integrantes dos conselhos que compõem a governança da entidade, além da diretoria técnica:
Conselho Deliberativo
Presidente: Denilson Potratz
Vice-Presidente: Ronaldo Salles de Sá
Conselheiros: Fernando Antônio Marin, Fredy Seidler Berger, Oderli Schneider, Renan Berger, Volkmar Berger
Conselho Consultivo: Antonio Venturini, Argêo Uliana, Carlos Caliman Berger, Elder Elias Marim, Eustáquio Agrizzi, Ivan Helmer, Manfredo Kruger, Weverton Espíndula
Conselho Fiscal: Efetivos: Aline Venturini, Jean Guilherme Schneider, Renato Potratz. Suplentes: Elfride Foesch, Fellipe Venturini e Iandra Neves.
Diretoria Técnica:
Diretor Técnico de Sanidade – Postura Comercial: Tarcísio Simões
Diretor Técnico de Sanidade – Frango de Corte: Kairan Trindade
Diretor Técnico de Mercado de Ovos e derivados:Everdan Berger
Diretor Técnico de Indústria de Ovos: Altemir José Scardua
Diretor Técnico de Indústria de Frango: Angelo Lozer Júnior
Diretora Técnica de Relações Trabalhistas: Marciléa Schneider
Diretor Técnico Tributário e afins: Eduardo Tresena Porchera
O evento contou ainda com a participação do vice-governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, que, a convite da AVES, compartilhou um panorama do cenário econômico atual e as perspectivas de novos projetos e investimentos para o estado.
A Aves segue firme em seu propósito de representar e fortalecer a avicultura capixaba, promovendo a união do setor e a busca constante por excelência.



