Mais lidas 🔥

Frio intenso no Hemisfério Norte pode indicar um inverno mais rigoroso no Brasil em 2026?

Demanda pelo "ejiao"
Cientistas contestam decisão judicial que libera abate de jumentos; peles vão para a China

Previsão do tempo
Molion prevê década de frio até 2035; primeira onda polar deve chegar ao Brasil em maio

Previsão do tempo
Quinta ZCAS de 2026 provoca chuva intensa em oito estados até março

Anuário do Agronegócio Capixaba 2025
Turismo rural no Espírito Santo: as histórias de quem está construindo a história
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou na quinta-feira (9) novas regras sobre a aplicação aérea de fungicidas e óleo mineral nas lavouras de banana no País. Trata-se da Instrução Normativa (IN) nº 13 /20, emitida pela Secretaria de Defesa Agropecuária (DAS) do órgão. A regra entra em vigor no dia 4 de maio e abrange obrigações tanto para as empresas aeroagrícolas quanto para os produtores rurais contratantes do serviço
A nova IN estabelece, por exemplo, que as aplicações observem distâncias mínimas entre 15 e 500 metros de proximidade de cursos d´água, moradias isoladas, grupamento de animais e diversas situações específicas de proteção. O documento também obriga que as aeronaves que atuem em culturas de banana seja equipadas com Sistema de Posicionamento Global Diferencial (DGPS) com capacidade de gravação de dados e emissão de relatórios. Além de determinar o bloqueio (por parte do produtor rural) dos acessos e estradas vicinais na área de aplicação, durante as operações.
A norma também deixa claro que, para as operações aéreas poderem ocorrer, o produtor precisa contar com sistemas de manejo de risco e manejo integrado de pragas. Além disso, é obrigação do agricultor informar à empresas aeroagrícola a localização dos pontos de proteção (mananciais, moradias isoladas e agrupamento de animais), para que sejam programadas no sistema DGPS da aeronave.
Isso além e outras obrigações, que podem ser conferidas clicando AQUI.

