Lotes brasileiros superam a marca de 90 pontos
O resultado do Cup of Excellence mostra a evolução da qualidade do café nacional
por Redação Conexão Safra
em 25/10/2018 às 0h00
2 min de leitura
*Análise de Eduardo Cesar
O resultado da etapa internacional do
Cup of Excellence?&mdash,?Brazil 2018confirma o aumento da qualidade dos cafés brasileiros. No total, 67 lotes das duas categorias avaliadas,
Naturals
e
Pulped Naturals, alcançaram mais de 86 pontos na escala da Specialty Coffee Association (SCA).
Isso representa uma evolução diante dos últimos dois anos. Em 2017, o número de lotes avaliados com nota acima de 86 foi de 57. Em 2016, foram 43.
*Elaborado por Negócio Café a partir de dados da Alliance for Coffee Excellence
No Cup of Excellence (CoE), os lotes que alcançam 86 pontos, ou mais, são considerados os vencedores do certame. A avaliação é feita por um time de juízes internacionais.
Cafés presidenciais
Os cafés que alcançam
90 pontos, ou mais, são chamados de “cafés presidenciais ”. Produzir um lote com essa pontuação é muito difícil, o que faz com que eles sejam raros.
Mais Conexão Safra
Mas os cafeicultores nacionais estão se aprimorando na ciência da qualidade e a quantidade de cafés presidenciais no CoE
dobrou
em apenas dois anos. De seis lotes, em 2016, o país chegou a
13
na edição 2018.
No Brasil, o CoE é realizado por meio de uma parceria entre Alliance for Coffee Excellence (ACE), Brazilian Specialty Coffee Association (BSCA) e ApexBrasil.
A edição 2018 do concurso contou com o apoio do Instituto Federal do Sul de Minas (IF Sul de Minas) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG).
O evento foi realizado no município mineiro de Guaxupé, tendo com anfitriãs a Cooperativa Regional dos Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé) e a SMC Specialty Coffees. (*Fonte: Revista Negócio Café- *Eduardo Cesar é editor da publicação)
Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!