pube
Alimentos

Saiba quais os benefícios e quantos ovos você pode comer por dia

por Redação Conexão Safra

em 25/01/2024 às 17h27

3 min de leitura

Saiba quais os benefícios e quantos ovos você pode comer por dia

Foto: Pixabay

Após cair fortemente na primeira quinzena de janeiro de 2024, os preços dos ovos reagiram. De acordo com colaboradores do Cepea, os descontos concedidos por vendedores no início do mês contribuíram para reduzir os estoques, o que, por sua vez, tem resultado na valorização do produto. Mas, mesmo com os preços um pouco mais altos, o ovo ainda é uma das proteínas mais acessíveis e, claro, tem um valor nutricional gigantesco.

pube

Não é por acaso que o ovo é considerado um dos melhores alimentos do mundo. A proteína é considerada de valor biológico padrão, por sua composição em aminoácidos essenciais se aproximar daquela de que nosso organismo precisa; e ser superada somente pela composição de aminoácidos contida na proteína do leite materno, segundo informações da Embrapa.

Para os humanos, a ingestão de aminoácidos é importante porque nosso organismo não consegue produzir alguns deles em quantidades suficientes. “Em crianças com idade de até 3 anos, o consumo de um ovo por dia supre, aproximadamente, metade das necessidades diárias de proteínas. Já para os adultos, comer um ovo por dia atenderia a 12,5% de suas necessidades diárias de proteína”, informa a Embrapa.

O ovo pode ser também uma fonte diária de minerais e de vitaminas, mas há algumas recomendações para que esse alimento riquíssimo só traga benefícios para a saúde. Confira:

  • Evite comer o ovo cru, como aquele que vai em maioneses caseiras; ou mesmo mal passado, isto é, com a gema mais mole; principalmente quando não conhecer a procedência e a maneira de conservação desse ovo. Assim você previne a intoxicação por salmonela.
  • Logo depois de comprar os ovos, é importante acondicioná-los em temperatura adequada, mas não é preciso lavá-los. Quando você lava o ovo, acaba tirando dele uma “película protetora”, o que aumenta a possibilidade de sua contaminação por microrganismos, os quais podem migrar de sua casca para o seu interior.
  • Para saber se um ovo é novo ou velho, coloque-o numa vasilha com água e um pouco de sal. Se o ovo afundar, é novo. Se boiar, é velho. No ovo velho, a gema e a clara se esparramam no contato com uma superfície lisa. Já no caso do ovo novo, esse mantém gema e clara intactas, bem presas uma à outra, mesmo em contato com esse tipo de superfície.
  • Não compre ovos trincados ou sujos.
  • Compre somente a quantidade de ovos que for consumir semanalmente.
  • Guarde os ovos em embalagem apropriada, e na geladeira, em uma  temperatura variável de 2°C a 5°C.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!