Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Distante cerca de 12 quilômetros do Centro de Guarapari, a Rota da Ferradura, que interliga a BR-101 às comunidades de Buenos Aires, Boa Esperança e Arraial de Jabuti, pode se tornar a mais nova rota oficial do Espírito Santo. É o que pretende o deputado Dr. Emílio Mameri (PSDB) por meio do Projeto de Lei (PL) 415/2022, que tramita no Legislativo capixaba.
A proposta é agregar o turismo de montanha e o agroturismo à região que tem como potencial os balneários. A ideia é expandir o turismo local; promover o desenvolvimento sustentável; incentivar o turismo de aventura; fomentar a gastronomia e a cultura; gerar emprego e renda; desenvolver a produção de artesanato local e implantar mecanismos de educação ambiental.
“Beneficiaria diretamente um trecho de aproximadamente 18,78 km, com belas paisagens, empreendimentos familiares locais, opções de roteiros e atividades variadas. Dessa forma, o desenvolvimento turístico também beneficiaria as demais comunidades locais próximas à Rota, como São João do Jaboti, Pau d’Óleo, Rio Calçado, Santa Rita, São Felix, Cristo Rei e Todos os Santos”, argumenta o autor.
“Trata-se de uma proposta que promove a identificação, a elaboração e a consolidação de novos roteiros turísticos, que envolve não só o município de Guarapari, mas também os municípios do entorno, como Alfredo Chaves, Iconha, Anchieta, Vitória, Vila Velha, os quais, somados, apresentam mais de 850 mil habitantes, segundo último Censo IBGE 2020”, complementa.
Tramitação
O PL foi lido em plenário no dia 22 de agosto e segue, tramitação nas comissões de Justiça, Turismo e Finanças.




